Profissões verdes

Sônia Pinotti*

A sociedade atual está mais consciente sobre seu papel e responsabilidade, demonstrando uma crescente preocupação com a qualidade ambiental e com as exigências impostas pelas legislações vigentes sobre gestão ambiental.

Temos observado, de um lado, empresas e indústrias propondo alternativas de redução e destinação adequada dos seus resíduos, a racionalização no consumo de recursos naturais e uma produção mais equilibrada e limpa.

De outro lado, as questões relacionadas à sustentabilidade do planeta, como forma de conscientizar as pessoas, tem incentivado o aparecimento de profissões sustentáveis - profissões verdes, que contribuem e proporcionam condições para a preservação do meio ambiente, por meio de projetos de sustentabilidade.

Segundo o programa de Estudos do Futuro, da Fundação do Instituto de Administração (FIA) são profissões consideradas mais promissoras, e assim engenheiros, advogados ambientais, gestores, assim como agrônomos, geólogos, ecologistas, biólogos, entre outras profissões verdes, serão as mais requisitadas pelo mercado de trabalho.

Desde os primeiros rumores sobre o aquecimento global, pesquisas já previam a importância de formar profissionais capacitados para lidar com os futuros problemas ambientais: desmatamento nos morros, lixo tóxico, uso de água e energia, resíduos sólidos, etc...

Nos últimos anos, muitas universidades abriram cursos de graduação e especialização voltados para temas de sustentabilidade e meio ambiente visando corresponder às expectativas e necessidades do mercado de trabalho e as questões de preservação do meio ambiente.

Assim, é o momento para que essas profissões façam parte do rol das profissões escolhidas pelos jovens no vestibular, o que muito contribuirá, no exercício de suas atividades profissionais, com o desenvolvimento sustentável que permite a preservação da natureza e nos dará condições de uma vida saudável para todos e um futuro promissor.

Portanto, o ideal é buscar o mercado alternativo, pesquisar e ver o que está em crescimento. Esta é a nossa mensagem.

*Sônia Pinotti é mestre em Psicologia Escolar, membro do Centro de Orientação Profissional da Uniara e professora dos cursos de Pedagogia, Biologia e Educação Física da instituição.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N