Sobre

Com o objetivo de cumprir uma das suas funções primordiais, que é a construção do conhecimento através do desenvolvimento de pesquisas científicas, a Uniara investe em infraestrutura, na composição de quadros de pesquisadores de alto nível e também se empenha em buscar fontes de recursos junto aos principais órgãos de fomento do País. Por meio das parcerias com CNPq e Capes, principalmente, a Uniara oferece aos alunos de graduação e pós, bolsas de doutorado, mestrado e de iniciação científica.

Apesar das parcerias, mais de 90% dos investimentos em projetos de pesquisas são feitos pela Instituição, por isso destina suas próprias bolsas de pesquisa e apoia seus pesquisadores para apresentar estudos e comunicações em congressos científicos nacionais e internacionais.

Todo o suporte necessário para realização dos projetos é oferecido pelo Centro Integrado de Estudo e Pesquisa, que desde 2005 agrupa todos os projetos de pesquisa desenvolvidos ligados aos Programas de Pós-Graduação Mestrado/Doutorado ou aos cursos de graduação.

Através desses incentivos, a intenção da Uniara é cumprir uma das suas funções primordiais, a construção do conhecimento através do desenvolvimento de pesquisas científicas, evoluindo para as dissertações, teses e registros de patentes.

É constituída por oito câmpus, pelo Instituto de Biotecnologia - IBIOTEC, além das Clínicas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. A Uniara conta com os seguintes cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Design Digital, Design de Moda, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção, Estética e Cosmetologia, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Terapia Ocupacional.

Outros pontos de destaque são os Programas Stricto Sensu: Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, Mestrado em Implantodontia e Ortodontia, Mestrado em Educação - Processos de Ensino Gestão e Inovação, como também o Mestrado e Doutorado em Biotecnologia.

As atividades de pesquisa na Uniara vêm sendo desenvolvidas tanto no âmbito da pós-graduação quanto nos diversos cursos de graduação por meio de projetos de pesquisa integrados, interinstitucionais, individuais de docentes e também pela iniciação científica.

A Uniara busca aprofundar o interesse pela pesquisa, pela produção científica de seus docentes e pela definição de políticas e diretrizes para a pesquisa. Os primeiros frutos desse interesse surgiram com primeiro curso de mestrado: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (recomendado do pela Capes, em setembro de 2003), com a ampliação das relações entre a pós-graduação e a graduação.

Logo após o credenciamento pela Capes do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente foi elaborada em 2004 primeira versão do Documento Política de Pesquisa da Uniara. A versão atual está disponível no link abaixo:

Política de Pesquisa da Uniara

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N