Grupos de Pesquisa

Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil:
http://lattes.cnpq.br/web/dgp


Núcleo de Pesquisas e Documentação Rural - NUPEDOR

Grupo liderado pela professora Vera Lucia Silveira Botta Ferrante. Participam do grupo 12 pesquisadores e 5 estudantes que desenvolvem inúmeros projetos. O grupo de pesquisa é fruto de mais de 20 anos de pesquisa da temática em assentamentos rurais. Como um dos resultados mais significativos tem a transferência do Núcleo de Pesquisas e Documentação Rural - NUPEDOR em 2004 da UNESP para a Uniara, após a aprovação pelo CNPq do Projeto: Poder Local e Assentamentos Rurais: Expressões de Conflito, de Acomodação e de Resistência. Anteriormente, o CNPq financiou três outros projetos de pesquisa ligados à temática. Atualmente, o grupo desenvolve o projeto. Este núcleo tem investido fortemente na pesquisa, como elo de integração da graduação e da pós-graduação, com tendências significativas de aumento de produção discente e docente voltada à discussão de dimensões múltiplas dos assentamentos rurais, com marcas importantes na construção interdisciplinar. Outra marca são os encontros científicos promovidos pelo grupo como os Simpósios Sobre Reforma Agrária e Questões Rurais que ocorrem a cada dois anos, tendo início em 2005. O grupo mantém ainda a coleção Retratos de Assentamentos, periódico acadêmico que reúne a produção do grupo.

Acesse o site do grupo


Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Local e Meio Ambiente - NEPDL

Liderado pela professora Helena Carvalho de Lorenzo e participam do grupo 6 pesquisadores. O grupo desenvolve atualmente 5 projetos voltados aos temas:

  1. Política Pública e Desenvolvimento Local - Envolve uma série de estudos e atividades acadêmicas, e em parceria com municípios e instituições, que vão desde a elaboração de diagnósticos para o planejamento participativo e identificação de vocações econômicas em municípios, até a proposição e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento econômico sustentável.
  2. Estudo sobre Arranjos Produtivos Locais - Estudo sobre agrupamentos produtivos territorializados, formados por micro e pequenas empresas, agrupadas em torno de um segmento produtivo, onde se enfatiza o papel desempenhado pelos relacionamentos formais e informais entre empresas e instituições envolvidas.
  3. Indicadores socioeconômicos e ambientais para o desenvolvimento local e regional da Região da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré - Envolve atividades para a construção de indicadores socioeconômicos e ambientais para os municípios da Região de Araraquara e São Carlos. O que se pretende é criar um Banco de Dados que seja instrumento efetivo à disposição da sociedade.
  4. Cooperação Universidade-Sociedade - Envolve estudos sobre o papel da Universidade para o apoio ao desenvolvimento local e para o fomento, e à transferência de tecnologia e inovações. Formação de competências para a transferência de tecnologia para o sistema produtivo local e regional.
  5. Cooperação entre Municípios - Envolve estudos sobre as formas de cooperação entre municípios, em especial os consórcios intermunicipais de desenvolvimento e meio ambiente.

Grupo de Pesquisa Biologia Aquática

Liderado pela professora Vanessa Colombo Corbi. Participam do grupo 3 pesquisadores e 3 estudantes. O grupo de pesquisa em Biologia Aquática atua em diferentes linhas de pesquisa com o objetivo de gerar, primeiramente, o conhecimento básico e, posteriormente, aplicado sobre os ambientes aquáticos marinhos e de águas continentais. O grupo de pesquisa engloba pesquisadores com experiência em grupos de base da cadeia trófica (algas) até grupos de topo de cadeia (peixes), passando pelo amplo conhecimento em insetos, crustáceos e anelídeos. O grupo de pesquisa em Biologia Aquática da Uniara também atua na formação de recursos humanos para dar continuidade às linhas de pesquisa em ambientes aquáticos e para difundir tais conhecimentos a novos grupos de pesquisa. Os pesquisadores do grupo tem boa produtividade e estão sempre atuando junto a outros grupos de pesquisa da UNESP, USP e Unicamp promovendo o intercambio de conhecimento junto as áreas adjacentes a biologia aquática.


Grupo de Pesquisa Engenharia de Produção aplicada a Biotecnologia

Liderado pela professora Creusa Sayuri Tahara Amaral. Participam do grupo 8 pesquisadores e 2 estudantes. O grupo de pesquisa em Engenharia de Produção Aplicado a Biotecnologia tem por objetivos estudar e propor soluções para problemas relacionados à Biotecnologia, por meio do desenvolvimento de metodologias, técnicas e ferramentas da Engenharia de Produção, tais como: Pesquisa Operacional, Engenharia econômica, Estatística, Gestão de Projetos, Desenvolvimento de Produtos, Processo de Fabricação, Modelagem de Processos. Espera-se que o grupo possa apoiar e contribuir com o desenvolvimento de conhecimentos básicos e aplicados na área de biotecnologia.


Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas

Liderado pelo professor Fabio Tadeu Reina. Participam do grupo 7 pesquisadores e 7 estudantes. O Grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas engloba investigações voltadas aos vários momentos da formação e atuação profissional docente, considerando contextos institucionais, níveis e modalidades de ensino diferenciados, bem como os diversos aspectos envolvidos na prática pedagógica. Essa linha inclui estudos voltados para os percursos de vida e trabalho do professor, concepções, pressupostos, saberes e características de práticas pedagógicas, como também, pesquisas relacionadas aos processos de socialização, de ensino e de aprendizagem nos diferentes componentes curriculares no âmbito da educação escolar. Pretende-se que o conjunto dessas investigações, pautadas em aportes teóricos da sociologia da Educação, contribua para a compreensão da formação e do trabalho docente nas relações com a cultura escolar. Para tanto, a educação é compreendida em suas relações com o contexto histórico, econômico, social, cultural e político que orienta as concepções educacionais e práticas pedagógicas na contemporaneidade.


Grupo de Pesquisas em Gestão Econômica das Organizações

Liderado pela professora Vera Mariza Henriques de Miranda Costa. Participam do grupo 13 pesquisadores e 8 estudantes. O perfil e a composição do grupo constituem parâmetros para a compreensão do âmbito e das repercussões de sua atuação. Seus membros são pesquisadores com diferentes perfis, em termos de formação, atividades de pesquisa, exercício profissional. Estão vinculados a IESs públicas UNESP, USP, UFSCar e IFSP e privadas do estado de São Paulo, alguns são ex orientandos da líder e diversos exercem atividades acadêmicas e atividades profissionais não acadêmicas em empresas e organizações. Além da líder, seis outros membros, incluída a técnica, mantêm vinculações com a Uniara, IES sede do grupo. Os estudantes são orientandos de pós-graduação da líder ou da vice líder. A avaliação de organizações (com ou sem fins lucrativos) e do contexto em que se inserem é realizada de perspectiva dinâmica e com enfoque multidisciplinar, priorizando aspectos socioeconômicos, estratégicos e organizacionais e, em alguns casos, relacionados a Políticas Públicas.


Grupo de Pesquisa Mestrado em Implantodontia e Ortodontia

Liderado pela professora Thalita Pereira Queiroz. Participam do grupo 12 pesquisadores e 17 estudantes. O grupo de Pesquisa "Mestrado em Implantodontia e Ortodontia" possui o objetivo de desenvolver técnicas, materiais e modelos de atuação que contribuam com o desenvolvimento da odontologia e, em particular, da implantodontia e ortodontia, formando profissionais críticos, preparados para interagir com os setores produtivo, privado e público. Além disso, o grupo favorecerá o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares e multicêntricas, favorecendo o intercâmbio entre instituições, docentes, seus respectivos laboratórios de pesquisa e os alunos de pós-graduação. O grupo favorecerá o desenvolvimento dos projetos de Iniciação Científica dos alunos de graduação, proporcionando o envolvimento dos mesmos com projetos de pesquisa e solicitação de bolsas para prepará-los pa ra o futuro ingresso em programas de pós-graduação. Além disso, serão estabelecidas parcerias com diferentes empresas (como exemplo Conexão Sistemas de Próteses), com a prefeitura municipal de Araraquara e com o Centro de Tratamento das Deformidades Buco Faciais (CEDEFACE), que favorecerão o desenvolvimento de projetos de pesquisa que beneficiem a reabilitação bucal (funcional e estética) da população de Araraquara e região. Finalmente, esse grupo de pesquisa terá contribuição importante para a Institutição (Uniara) e, especialmente, para o curso de graduação em odontologia da instituição, repercutindo no aumento do número de pesquisas, bem como aprimoramento técnico-científico dos alunos e crescimento científico dos pesquisadores docentes.


Grupo de Pesquisa Organização e Gestão de Instituições Educacionais

Liderado pela professora Ana Maria Falsarella e Darwin Ianuskiewtz. Participam do grupo 6 pesquisadores e 22 estudantes. Pretende-se, a partir do aporte de cada participante, compor uma equipe que contribua para o avanço da produção acadêmica na questão das políticas públicas para a educação em suas repercussões na atuação de equipes gestoras quanto à organização das escolas, à formação continuada em serviço dos docentes e à leitura e utilização dos indicadores educacionais, considerando-se a perspectiva dos atores internos à escola. Neste sentido, a partir de sua criação, os componentes do grupo têm se empenhado na leitura de autores e na escrita e publicação de textos em revistas especializadas, bem como na organização apresentação de trabalhos em congressos e eventos semelhantes. Um exemplo foi o VIII EIDE - VIII Encontro Ibero-americano de Educação, realizado de 13 a 16 de novembro/2013 na UNESP de Araraquara.

Espelho CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3918268240358300


Grupo de Pesquisa em Tecnologias de Informação para a Integração da Manufatura, com Ênfase à Programação da Produção - TIMPROD

Liderado pelo professor Walther Azzolini Júnior. Participam do grupo 5 pesquisadores e 18 estudantes. O grupo de pesquisa se propõe a pesquisar sob a temática Programação e Simulação da Produção a fim de contribuir com a aplicação de softwares especialistas em programação e simulação da produção existentes no mercado. A grande contribuição e repercussão para a comunidade acadêmica que o grupo pretende compartilhar refere-se ao desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas computacionais mais adequadas, na qualificação e treinamento da mão de obra e no aprimoramento teórico, aplicado e de desenvolvimento de projetos de pesquisa em programação e simulação da produção.


Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa - QUIMMERA

Liderado pelo professor Wilton Rogério Lustri. Participam do grupo 10 pesquisadores, 18 estudantes e 2 técnicos. O Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa da Universidade de Araraquara - QUIMMERA/Uniara almeja o desenvolvimento de pesquisas nas referidas áreas, com uma abordagem multidisciplinar, interdisciplinar e interinstitucional. Amparado pela abrangência dos cursos de graduação nas áreas de ciências naturais, biológicas e da saúde, pela infraestrutura institucional para ensino, pesquisa e extensão e pelas parcerias institucionais nacionais (UFSCar, UNESP, USP e Unicamp) e internacionais (Universidade do Minho, Universidad del País Vasco e Wellman Center for Photomedicine in Harvard Medical School), vem desenvolvendo diversos projetos com potencial para contribuições relevantes na área da biotecnologia aplicada a saúde. Ressalta-se ainda a transferência de tecnologia Universidade/Empresa viabilizada pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos (NIDPBio/Uniara) vinculado ao grupo e sediado no parque Ecotecnológico Damha em São Carlos.

Acesse o site do grupo


Grupo de Pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais - BioPolMat

O Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais (BioPolMat) vem se dedicando a estudos envolvendo biopolímeros naturais e/ou sintéticos, além da síntese de novos materiais híbridos orgânicos-inorgânicos (HOI) com aplicações multifuncionais. Os novos materiais têm sido obtidos por diferentes plataformas, a saber, rotas biotecnológicas, síntese hidrotermal, processo sol-gel, prototipagem rápida, entre outras. Os biopolímeros e HOI poderão ser aplicados na Engenharia Tecidual, como Matrizes para Sistema de Liberação de Fármacos, Biocurativos, entre outros. Os novos materiais tem sido caracterizados por diversos ensaios físico-químicos e por ensaios in vitro e in vivo. Devido ao seu caráter multidisciplinar, o BioPolMat possui cooperação com grupos de Pesquisa Nacionais e Internacionais de diversas áreas de atuação, além de possuir forte interação com empresas.

Acesse o site do grupo


Grupo de Pesquisa de Engenharia de Produção Aplicada a Biotecnologia - EPBio

O grupo de pesquisa em Engenharia de Produção aplicada à Biotecnologia tem por objetivos estudar e propor soluções para problemas relacionados às empresas de Biotecnologia, por meio do desenvolvimento de metodologias, técnicas e ferramentas da Engenharia de Produção, tais como: Pesquisa Operacional, Engenharia Econômica, Estatística, Gestão de Projetos, Desenvolvimento de Produtos, Processo de Fabricação, Modelagem de Processos, etc.

Acesse o site do grupo


Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Física e Corporal - GEPAFICO

Liderado pelo professor Darwin Ianuskiewtz. Participam do grupo 2 pesquisadores e 07 estudantes. O Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Física e Corporal está atuando nos seguintes temas:

  • Avaliação Física e Corporal em Universitários;
  • Avaliação Postural;
  • Perfil de Usuários de Academias e a Imagem Corporal;
  • Avaliação Física e Corporal em Idosos.

Nosso objetivo é o de promover a oportunidade de iniciação científica aos alunos com a proposta de direcionarmos os estudos para a produção de trabalhos de conclusão de curso, divulgar as atividades nos meios acadêmico e científico junto aos nossos alunos com o comprometimento necessário ao desenvolvimento de uma carreira sustentada pelo conhecimento acadêmico-científico e a publicação de artigos científicos na área das Ciências da Saúde.

Espelho CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8748413780819240

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N