Iniciação Científica

O que é iniciação científica?

A iniciação científica é uma atividade de investigação, realizada por alunos de graduação, no âmbito de um projeto orientado por professor qualificado, visando uma primeira experiência no universo da pesquisa, bem como o desenvolvimento da mentalidade científica, da criatividade e o despertar de vocações.

Regulamento das Atividades de Iniciação Científica

Por que participar de um projeto de iniciação científica?

A iniciação científica promove o contato direto com a atividade de pesquisa, permitindo o aprendizado e a aplicação de técnicas e métodos científicos.

Permite, ainda, desenvolver o pensamento de forma criativa e resolver problemas que nem sempre têm solução padronizada. Pela necessidade de relatar a pesquisa realizada, o aluno tem a oportunidade de aprender a escrever um relatório ou artigo científico e a expor o seu trabalho em público.

Por isso, a Iniciação Científica é um diferencial no currículo acadêmico. Numa contribuição direta ao curso de graduação, em alguns casos a iniciação científica pode ser considerada para fins de integralização da carga horária de atividades complementares.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /iniciacao-cientifica/