PIBIC/CNPq/Uniara

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq concede à Universidade de Araraquara - Uniara bolsas de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. A remuneração acontece em forma de cotas e a divulgação das bolsas é feita por meio editais.

Na Uniara, o órgão responsável pela administração e distribuição das bolsas é o Centro Integrado de Estudos e Pesquisa e o programa recebe o nome de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/Uniara. O processo de seleção dos participantes do Programa segue às regras apresentadas nos editais e as bolsas têm duração de um ano, com início em agosto e findando em julho do ano subsequente.

Todo o processo de seleção é coordenado pelo Comitê Institucional da Uniara e pelo Comitê Externo formado por professores bolsistas produtividade CNPq. A inscrição para o processo de seleção é feita no CIEPesquisa e consiste na apresentação do projeto de pesquisa e dos demais documentos especificados no Edital.

Edital PIBIC

Calendário para a Realização do Processo Seletivo PIBIC/CNPq/Uniara - 2018/2019


Arquivos para download

Critérios para a avaliação do PIBIC/CNPq/Uniara

A seleção dos projetos é realizada inicialmente pelo Comitê Interno formado por docentes dos cursos de graduação e pós-graduação e exige os seguintes procedimentos:

  • Encaminhamento dos projetos ao consultor ad hoc;
  • Análise do Currículo Lattes do orientador, com ênfase na produção científica, técnica e artística;
  • Análise do projeto de pesquisa quanto: ao mérito, à qualidade, à contribuição à linha de pesquisa do orientador, à relevância para a Instituição e exequibilidade científica;
  • Análise dos pareceres emitidos pelos consultores ad hoc;
  • Análise do histórico escolar do aluno, com ênfase no desempenho acadêmico;
  • No caso de renovação de projeto em andamento, será necessário apresentar justificativa a partir dos avanços acadêmicos/científicos obtidos no desenvolvimento do projeto.

A escolha final dos projetos selecionados ocorre em reunião entre o comitê interno e comitê externo constituído por docentes de outras instituições que sejam bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq.

Composição do Comitê Científico Institucional PIBIC 2018-2019

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /iniciacao-cientifica/pibiccnpquniara/