Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Dissertações

As dissertações do programa estão disponíveis abaixo, separadas por ano de obtenção. Clique e acesse os trabalhos na íntegra, em formato PDF.

2017

Saberes e Práticas de Ensino de Leitura no Ensino Médio: Implicações para a Aprendizagem

Autor(a): Elaine Cristina Camargo Fragnan
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão Escolar: Plataformas Digitais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP)

Autor(a): Márcia Helena Magati Antonioli
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Integração de Egressos do Ensino Médio do Centro Paula Souza no Mercado de Trabalho: Possibilidades e Limitações

Autor(a): Reginaldo Greghi Inácio
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Atuação do Professor Coordenador Pedagógico de Área do Conhecimento e seus Desdobramentos no Programa de Ensino Integral da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo

Autor(a): Sílvia Cristina Simões Bernardino da Silva Agostinho
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Evasão Discente no Curso Técnico em Informática nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza

Autor(a): Antonio Marcos Zenerato
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Arte em Jogo

Autor(a): Carla Maria Nicola Coletti
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Leitura de Imagens como Ferramenta de Ensino nas Aulas de História

Autor(a): Deisi Aparecida Rodrigues de Carvalho
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Relação da Escola com as Famílias no Acolhimento aos Alunos que Ingressam no 6º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública

Autor(a): Edson Rosa de Almeida
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Evasão Escolar em uma Unidade do IFSP no Curso Técnico em Informática Integrado na Visão dos Discentes Evadidos: um Estudo de Caso da Parceria IFSP e SEE-SP

Autor(a): Francisco Antonio de Almeida
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Método de Projeto: uma Contribuição para a Melhoria no Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental

Autor(a): Rita Valéria Rodrigues Meneguello
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Desempenho dos Alunos do 9º ano: uma Visão Social e Institucional

Autor(a): Sheyrlani Tatiany da Silva
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Voz do Professor de Educação Física: Uso, Exigência, Preparo e Interação

Autor(a): Vagner José Pedersen
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Organização e Planejamento da Rede Pública Municipal de Ensino na Oferta de Vagas para Creches

Autor(a): Andréia Gasparino Fernandes
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Organização da Rede Pública Municipal de Ensino e seus Desdobramentos na Gestão da Escola

Autor(a): Ariane Dabien Garrido Barroso
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Caso das TIC no Ensino Fundamental de Mococa: Análises e Ações Propositivas para a Rede Pública Municipal

Autor(a): Daniel Teodoro de Melo
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Evasão Escolar na Educação Profissional: um Estudo nos Cursos Técnicos em Informática no Senac Catanduva

Autor(a): Fábio Luís Fávero
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Reflexões sobre Alfabetização e Letramento: Ênfase nas Publicações da ANPEd (2010 a 2015)

Autor(a): Francielle Marion Mendes
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Práticas Eficazes de Gestão Profissional em Unidades de Ensino: uma Análise do Contexto Brasileiro

Autor(a): Hermes José Aun Bachiega
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Proposta Pedagógica do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos: Foco na Disciplina de Física

Autor(a): Luiz Augusto Vendramini
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Identificando Dificuldades no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Dois Alunos do Ensino Fundamental I

Autor(a): Maria José Batista Castanheiro
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Produção Textual Argumentativa no Terceiro Ano do Ensino Médio

Autor(a): Mariana Vieira Ribeiro Fredi
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Investigando Práticas de Leitura de Estudantes de Pedagogia

Autor(a): Mariângela Dal Bianco Garcia
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Revisão Integrada de Dados para Orientação de Professores

Autor(a): Marilda Cicone Franco dos Santos
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Experiência da Leitura dos Clássicos: Impressões de Professores e Alunos de 9º Ano do Ensino Fundamental II

Autor(a): Patrícia Gomes Barca Ferrari
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Sobre o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio: um Estudo Bibliográfico a partir de Publicações da ANPEd (2004 a 2015)

Autor(a): Sand Mayara Giacomelli de Melo
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho


2016

O Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio Regular na Rede Pública: da Regulamentação Externa à Regulação Interna

Autor(a): Antonio Felicio Filho
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Avaliação Institucional: um Novo Olhar no Avaliar, Múltiplos Instrumentos, Diferentes Momentos e Diferentes Agentes

Autor(a): Antonio Pinto do Nascimento Neto
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Toda Mafalda: Contribuições para o Ensino da Filosofia

Autor(a): César Wiliam Furqui Massoco
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo Eletrônico de Auxílio a Alfabetização: uma Proposta a partir dos Métodos Fônico e das Boquinhas

Autor(a): Mauro Donizeti Verga
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Impacto da Expansão Provocada pelo Programa Reuni na Estrutura Organizacional da Universidade Federal de São Carlos

Autor(a): Patrícia do Espírito Santo Fonseca Lourenço
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Jogos Empresariais Vivenciais e Digitais: uma Proposta Híbrida de Ensino para Dinamizar a Educação Empreendedora dos Jovens

Autor(a): Roberto Augusto dos Santos
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil entre o Currículo Prescrito e o Currículo Modelado

Autor(a): Solange Santos Ferreira dos Reis
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Prática Pedagógica e Interação Professor-Aluno na Educação Infantil: Percepção de Professores

Autor(a): Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Participação Democrática na Gestão de uma Instituição Federal de Ensino Médio Tecnológico

Autor(a): Heloisa Zago Vilela
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Gestor Universitário Público: Conduta, Tomada de Decisões e Mediação de Conflitos

Autor(a): Adailton Borges de Oliveira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Atlas Escolar Municipal - Construindo Propostas Viáveis para a Sala de Aula

Autor(a): Ana Paula Sene Milanezi
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Metodologia de Projetos na Educação Profissional: Organização do Trabalho do Professor e Aprendizagem dos Alunos na Percepção de Alunos e Professores

Autor(a): Ariela Fernanda Polido
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Voz do Egresso de Pedagogia: Elementos para a Compreensão da Formação, Identidade Docente e Inserção no Mercado de Trabalho

Autor(a): Celene de Fátima Oliveira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Linguagem Musical na Educação Infantil: Reflexões e Possibilidades

Autor(a): Erica Viana
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a Criança no Foco das Investigações

Autor(a): Fabiana Fiorim Checconi
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Avaliação de Desempenho Individual: um Estudo do Uso da Ferramenta Feedback 360º

Autor(a): Joelma Maria da Silva
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Relação entre os Saberes e a Prática Pedagógica de uma Professora de Língua Portuguesa: um Estudo de Caso

Autor(a): Letícia Maria de Barros Lima Viviani
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Vozes e Olhares de Estudantes e Professores Participantes de uma Proposta Pedagógica do 2º Segmento da EJA em Manaus/AM

Autor(a): Maria Daise da Cunha Matos
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Análise da Tecnologia nos Dias Atuais e a Relação Alunos e Professores Diante Desse Uso em Sala de Aula

Autor(a): Paula Cristina Straccini
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

O IDESP como Elemento Central na Formação em Serviço dos Professores e Gestores Escolares da Rede Pública Paulista de Ensino Regular

Autor(a): Renata Vanzo Ruiz
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Professor de Apoio à Aprendizagem e a Organização do Trabalho Escolar

Autor(a): Tiago Augusto Soares Pereira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Adolescente em Liberdade Assistida: Análise Quanto às Dificuldades de (Re)Inserção na Rede Regular de Ensino Público em um Município do Interior Paulista

Autor(a): Valquiria Nicola Bandeira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho


2015

Perspectiva dos Alunos sobre a Prática Docente na Habilitação Profissional de Técnico em Administração: Analisar para Fazer Avançar

Autor(a): Elvio Carlos da Costa
Ano: 2015
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Brincar nas Formações Continuadas em Serviço Oferecidas aos Professores da Pré-Escola

Autor(a): Fernando Diana
Ano: 2015
Veja o resumo
Veja o trabalho

Como e Onde o SARESP Transforma as Práticas Pedagógicas dos Professores da Rede Pública Paulista de Ensino Regular

Autor(a): Jefferson Luis Brentini da Silva
Ano: 2015
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Olhar Feminino sobre o Futebol: das Questões de Gênero à Reestruturação do Habitus no Interior da Escola

Autor(a): Marina Toscano Aggio
Ano: 2015
Veja o resumo
Veja o trabalho

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/processos-ensino-gestao-inovacao/producao-intelectual/dissertacoes/