Aprendizagem de valores: como aprender valores

Profa. Sonia A. G. Pinotti

Os valores vão existir e mudar conforme o momento e as condições da vida individual e social.

Segundo estudos filosóficos, o valor, no sentido objetivo, consiste em ser desejado ou estimado por uma pessoa ou um grupo. No sentido objetivo, é uma qualidade inerente ao ser, levando em conta as necessidades do homem e a sua satisfação.

Conclui-se que, em uma sociedade cada vez mais egoísta, individualizada e violenta, precisamos preocupar-nos com a aprendizagem de valores. Os valores humanos aprendemos ao longo de nossas vidas com nossos pais, professores e amigos, convivendo com todos no decorrer do nosso dia a dia.

Valores aprendemos desde o primeiro dia de nossas vidas. É importante ter apreço e respeito à natureza, à cultura, às raças, às etnias, à vida etc. Sabemos que as pessoas são diferentes, mas todas possuem uma identidade e uma história de vida.

Logo, é preciso destacar que acreditamos que valores são qualidades notórias nas relações sociais, as pessoas não nos são indiferentes e estamos em permanente contato com os outros, permitindo-nos constatar que os valores estão presentes “no esforço humano da valoração” (Pierre Furter) e eles existem quando agimos nas ações valorativas, concretas e reais.

É necessário que toda agência de educação, família e escola, ensinem e demonstrem valores, destacando que todos são iguais perante a Lei, com direitos, mas com deveres que deverão ser praticados e cumpridos buscando uma sociedade mais justa e igualitária.

Merece destaque alguns valores que são fundamentais ao bem-estar social: harmonia nas relações com as pessoas, proteção às crianças, aos idosos e aos desprotegidos, porque necessitam de carinho para o crescimento e desenvolvimento humano em todos os seus aspectos; respeito às leis sociais, tão necessárias para a vida em sociedade; outro valor importante e tão fácil de ser praticado é a solidariedade e à proteção ao patrimônio público e privado. Portanto, com atitudes construtivas, afetivas e fraternas, seremos capazes de atender aos objetivos da sociedade, proporcionando o bem-estar social.

Cabe à família, à escola e à todos que vivem coletivamente cuidar, criar e proporcionar o conhecer, o fazer, o viver, o conviver valores, e assim conseguiremos capacitar a todos para uma vida de respeito a si e, principalmente, ao social.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cop/artigos/aprendizagem-de-valores-como-aprender-valores/