Informe-se sobre qualificações para o mundo do trabalho

Sônia Pinotti*

Em menos de uma década o mundo do trabalho mudou radicalmente. Profissões desapareceram e surgiram novas opções, ditadas pelas mudanças aceleradas e novos cenários sócio-econômicos. Hoje, para entrar no mercado de trabalho, é necessário ter uma série de pré-requisitos e habilidades. O mercado está realmente muito exigente, excludente e competitivo.

Atualmente não basta ser competente, é fundamental que o profissional saiba das qualificações exigidas pelo mercado. É preciso manter as suas condições de empregabilidade. Entre elas, podemos destacar:

  • Capacidade de aprender sempre: não é fazer sempre cursos, mas absorver o ambiente de trabalho, aprender com os mais experientes e assimilar os ensinamentos que são transmitidos em seu dia de trabalho;
  • Criatividade: ter uma visão criativa para resolver problemas e saber tomar decisões saudáveis e eficazes;
  • Espírito de equipe: aprender a cultivar e utilizar a rede de relacionamentos em sua vida e na carreira, em busca de uma colocação profissional;
  • Visão estratégica: é fundamental perceber a importância do seu trabalho dentro da empresa, e não apenas desempenhar bem o trabalho;
  • Flexibilidade: adaptar-se rapidamente às mudanças. Não se acomodar nas suas tarefas profissionais;
  • Ser comunicativo: tanto verbalmente quanto nas relações interpessoais. Saber trabalhar em grupo. As diferentes profissões trabalham muito próximas. O individualismo não tem espaço;
  • Portanto, o profissional deve ser polivalente. Deve ter em mente que seu contínuo crescimento é o grande diferencial para garantir uma vaga no mundo do trabalho. E para desenvolver-se continuamente é necessário cultivar o hábito de leitura, atualizar-se, viajar, pesquisar sobre as novas tendências e ampliar sua visão sobre si mesmo dentro da profissão que escolheu. Finalmente, deve aprender sobre suas emoções, garantindo um futuro profissional de conquistas e sucesso.

*Sônia Pinotti é mestre em Psicologia Escolar, membro do Centro de Orientação Profissional da Uniara e professora dos cursos de Pedagogia, Biologia e Educação Física da instituição.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N