O que eu quero ser quando crescer?

Ana Cristina Alves Lima*

A pergunta do título é muito recorrente. Desde quando começamos a entender o funcionamento das coisas e do mundo, as pessoas que estão ao nosso redor começam o “ritual” de perguntas: “já está namorando”, “vai se casar”, “vai querer ter filhos” e, entre elas, a pergunta que angustia todo adolescente: “já escolheu sua profissão?”.

Na época dos nossos pais a angústia também existia, mas as possibilidades de escolhas eram outras. A influência do desejo dos nossos pais também era mais forte. Então, poderíamos escolher alguma profissão que fosse do nosso desejo ou escolher fazer o curso “recomendado” por eles. As opções também não eram muitas e os pais queriam que seus filhos fossem “doutores” - ser doutor significava ser médico ou advogado.

Com o passar do tempo algumas coisas mudaram, outras não. O que não mudou foi a angústia dos adolescentes para a escolha profissional. Muitos pais ainda influenciam impondo suas escolhas em detrimento das escolhas dos filhos. Mas o que mudou muito, e muito mesmo, foram as opções.

As profissões eram divididas em apenas três áreas: humanas, exatas e biológicas. E hoje com todas as “novas” profissões, as áreas sofreram algumas alterações para contemplar esses nossos ofícios. São as áreas Administração e Negócios, Artes e Design, Ciências Exatas e Informática, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação e Informação, Engenharia, Meio Ambiente e Ciências Agrárias e Saúde que norteiam e agrupam as possibilidades de atuação dos tempos modernos.

Além dos cursos de graduação, a grande novidade dos últimos anos, são os cursos de graduação tecnológica. Não só a Uniara, mas outras universidades também têm apostado nesses cursos, que além de terem um menor custo, duram menos tempo. Na Uniara são quatro cursos de graduação tecnológica: Design de Moda, Estética e Cosmética, Gestão de Recursos Humanos, e Logística.

A grande vantagem desses cursos, além de uma formação de qualidade, o aluno poderá entrar rapidamente no mercado de trabalho, uma vez que esses cursos são voltados à prática profissional. Esses cursos têm sido muito procurados, já que também permitem que o aluno faça uma pós-graduação em uma especialidade desejada. Outra vantagem é a quantidade de carga horária de estágios e visitas técnicas, que visam a ilustrar o “mundo” profissional, no qual os alunos logo estarão inseridos. Como professora dos cursos de Design Digital e Estética e Cosmética, posso dizer que vejo grande vantagem para os alunos que querem, além de estudar, começar a trabalhar na área.

Então, é importante que o aluno, quando for realizar a sua escolha, pense em todas as possibilidades de formação - a graduação e a graduação tecnológica. Busque identificar as diferenças entre os “tipos” de formação e escolher a que mais atende as suas necessidades.

Se você tem dúvidas sobre qual curso escolher, a Uniara oferece orientação profissional gratuitamente aos alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio. Uma ótima oportunidade de conhecer a instituição e saber mais sobre os cursos oferecidos é participando da Feira dos Cursos - FEC, que será realizada nos dias 27 e 28 de agosto deste ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 55 65 88.

*Mestre em Psicologia Escolar - Professora da Uniara.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cop/artigos/o-que-eu-quero-ser-quando-crescer/