A importância da FEC para a orientação profissional

Ana Cristina Alves Lima*

Em 2015, a Feira de Cursos da Uniara - FEC está em sua décima sexta edição e, para este ano, é esperado cerca de quinze mil alunos. A Feira é um momento em que toda a Uniara se prepara para receber os alunos de Araraquara e sua microrregião, interessados em conhecer nossos cursos. Com o passar do tempo, a FEC foi ganhando o interesse dos estudantes por conta de seu diferencial: mostrar na prática a rotina profissional das diversas graduações da instituição. Além da grade curricular, o contato com alunos e docentes dos cursos permite aos visitantes o esclarecimento de dúvidas básicas e, até mesmo, dúvidas sobre a rotina profissional (como sobre o mercado de trabalho, por exemplo). São milhares de estudantes de escolas de Araraquara e região visitando nossos estandes nos três períodos dos dois dias de feira. Os ônibus chegam a todo instante. São mais de duzentos ônibus.

Os alunos da instituição, bem como os professores, se empenham em “produzir” os estandes para receber os visitantes. Cidades próximas como Jaboticabal e Taquaritinga estão sempre presentes, porém municípios mais distantes como Lençóis Paulista, Palmares Paulista e, até mesmo São José do Rio Pardo, vêm nos prestigiar.

A FEC proporciona um serviço de utilidade pública à comunidade, não só baseada em informações sobre os cursos, mas também mostrando alguns dos serviços oferecidos pelas clínicas/escolas que a Uniara têm e oferece à população durante o ano (gratuitamente).

A Feira é uma ótima oportunidade para alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio tirarem ou esclarecerem suas dúvidas quanto à escolha profissional. Ver profissionais, bem como saber como é o curso dos próprios graduandos, tem um valor enorme em uma decisão pela profissão. Além de toda informação sobre a grade curricular dos cursos, o visitante pode, por meio de conversa com o estudante da Uniara, saber de curiosidades e obter dicas do dia-a-dia do curso almejado, como por exemplo, as experiências de estágios.

Nem todos os visitantes da FEC tiveram a oportunidade de participar de um processo de orientação profissional e, por isso, a feira é um evento único. Mesmo o visitante não ter feito um trabalho de autoconhecimento com o intuito de desvendar suas qualidades e aptidões, por meio do conhecimento das habilidades necessárias para cada curso, pode-se esclarecer ou, até mesmo despertar, a curiosidade sobre as características de cada profissão.

Todos os cursos estão presentes trazendo suas práticas e as novidades sobre cada área de trabalho.

A FEC é realizada nos dias 3 e 4 de setembro, das 8h às 22h, nas unidades I e II.

*Mestre em Psicologia Escolar - Professora da Uniara.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N