Organização e responsabilidade

Profa. Sonia A. G. Pinotti

O presente artigo visa a apresentar algumas considerações sobre a importância da organização e da responsabilidade ao se pensar em uma nova visão das agencias educativas voltadas a preparar as atuais gerações para participar social e cientificamente do mundo em que serão integradas.

Organização é uma palavra de origem de grega “organon”, que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. Podemos definir organização como a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. O sentido de organização se baseia na forma como as pessoas se inter-relacionam entre si, executando funções de modo controlado e coordenado com o papel de atingir os mesmos objetivos com eficácia.

É possível destacar vários tipos de organização: escolar, pessoal, de eventos, empresarial e doméstica, entre outras. Em todos esses tipos, o sentido de organização se fundamenta na forma como as pessoas se relacionam e na distribuição de tarefas e das responsabilidades, visando a um objetivo coletivo.

Em toda organização há uma pessoa que exerce um papel básico nas funções de liderança, planejamento e controle dos recursos disponíveis para o seu funcionamento.

É preciso destacar que a estrutura de uma organização pode ser informal ou formal. A organização informal geralmente é formada por poucas pessoas, sendo que seus objetivos não estão definidos de forma rígida e expressa. Não possui procedimentos escritos que expressam sua ação. A organização formal é planejada e estruturada, de acordo com normas e regulamentos rígidos, nos quais se estabelece uma hierarquia de autoridade e as responsabilidades são claramente definidas.

E quanto a Responsabilidade?

A palavra responsabilidade está relacionada com a palavra em latim “respondere” que significa “responder”, “prometer em troca”. Responsabilidade pode ser definida como cumprir com o dever, de assumir as consequências dos atos praticados.

A responsabilidade também é a obrigação de cumprir promessas, cumprir o que prometemos.

A responsabilidade está associada ao que chamamos de princípios, que antecedem as nossas ações, permitindo tomar decisões e motivando a nossa vida em sociedade. As pessoas responsáveis procuram saber das consequências de suas atividades, tanto as boas como as ruins. Procuram questionar se as regras utilizadas são corretas ou incorretas. Já as pessoas que não exercem responsabilidades, não mostram compromisso nenhum de seus atos, apresentando desculpas para justificar sua forma de proceder.

Logo, a responsabilidade é um dos fatores mais importantes na vida social, é ela que define, de um modo geral, o comportamento do indivíduo correto e de bom caráter.

Cabe a todos os educadores, de um modo geral, serem modelos de organização e responsabilidade, estimulando e motivando seus educandos a enfrentarem momentos de “aprender a aprender” pelo aprender a fazer, a ser e a viver junto. Isto é educá-los para o futuro.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cop/artigos/organizacao-responsabilidade/