[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

UNIARA

A importância da FEC para a orientação profissional

Ana Cristina Alves Lima*

Em 2015, a Feira de Cursos da Uniara - FEC está em sua décima sexta edição e, para este ano, é esperado cerca de quinze mil alunos. A Feira é um momento em que toda a Uniara se prepara para receber os alunos de Araraquara e sua microrregião, interessados em conhecer nossos cursos. Com o passar do tempo, a FEC foi ganhando o interesse dos estudantes por conta de seu diferencial: mostrar na prática a rotina profissional das diversas graduações da instituição. Além da grade curricular, o contato com alunos e docentes dos cursos permite aos visitantes o esclarecimento de dúvidas básicas e, até mesmo, dúvidas sobre a rotina profissional (como sobre o mercado de trabalho, por exemplo). São milhares de estudantes de escolas de Araraquara e região visitando nossos estandes nos três períodos dos dois dias de feira. Os ônibus chegam a todo instante. São mais de duzentos ônibus.

Os alunos da instituição, bem como os professores, se empenham em “produzir” os estandes para receber os visitantes. Cidades próximas como Jaboticabal e Taquaritinga estão sempre presentes, porém municípios mais distantes como Lençóis Paulista, Palmares Paulista e, até mesmo São José do Rio Pardo, vêm nos prestigiar.

A FEC proporciona um serviço de utilidade pública à comunidade, não só baseada em informações sobre os cursos, mas também mostrando alguns dos serviços oferecidos pelas clínicas/escolas que a Uniara têm e oferece à população durante o ano (gratuitamente).

A Feira é uma ótima oportunidade para alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio tirarem ou esclarecerem suas dúvidas quanto à escolha profissional. Ver profissionais, bem como saber como é o curso dos próprios graduandos, tem um valor enorme em uma decisão pela profissão. Além de toda informação sobre a grade curricular dos cursos, o visitante pode, por meio de conversa com o estudante da Uniara, saber de curiosidades e obter dicas do dia-a-dia do curso almejado, como por exemplo, as experiências de estágios.

Nem todos os visitantes da FEC tiveram a oportunidade de participar de um processo de orientação profissional e, por isso, a feira é um evento único. Mesmo o visitante não ter feito um trabalho de autoconhecimento com o intuito de desvendar suas qualidades e aptidões, por meio do conhecimento das habilidades necessárias para cada curso, pode-se esclarecer ou, até mesmo despertar, a curiosidade sobre as características de cada profissão.

Todos os cursos estão presentes trazendo suas práticas e as novidades sobre cada área de trabalho.

A FEC é realizada nos dias 3 e 4 de setembro, das 8h às 22h, nas unidades I e II.

*Mestre em Psicologia Escolar - Professora da Uniara.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cop/artigos/a-importancia-da-fec-para-a-orientacao-profissional/