O sucesso profissional está ligado à positividade

Estudos interessantes dizem que a felicidade pode promover sucesso em sua carreira. Você conseguiria adivinhar a razão disso?

É tudo bem simples. Explico: em geral, pessoas felizes estão mais satisfeitas com o seu trabalho e, consequentemente, tendem a ficar mais em evidência, o que é bastante natural. Dessa forma, passam a serem mais lembradas por seus superiores e, consequentemente, tendem a subir mais rápido do que seus pares.

Como já explicado por Darwin, no processo evolutivo, aqueles que se destacam no bando, subindo os degraus da hierarquia, tornam-se os líderes naturais do grupo, ganhando a prioridade na alimentação e na escolha dos parceiros para acasalamento, e facilidade na tomada de decisões, ou seja, tornam-se o que se denomina em biologia de macho e fêmea “alfa”.

Assim, embora há tempos tenhamos deixado pra trás nossa evolução mais animal e, felizmente, não precisemos mais brigar para conseguir um pedaço de carne, no mundo de hoje, as atitudes que levam a alguma forma de evidência são efetivas para compor o que se denomina sucesso profissional. Portanto, pessoas que se destacam por sua felicidade podem, potencialmente, tornar-se líderes do bando.

Outro dado observado na pesquisa foi o fato de que pessoas que se mantêm a maior parte do tempo positivas, quando lidam com alguma situação ruim, recebem maior apoio dos colegas. Quando as pessoas se habituam a conviver com alguém que é mais positivo em termos de atitudes e de ideias, o grupo tende a ficar mais atento as suas reações e, portanto, essas pessoas recebem também maior apoio nos momentos de necessidade. Ou seja, criam-se uma via de mão dupla, em que dar e receber apoio irrestrito são características presentes.

Entretanto, quando alguém apresenta uma atitude predominantemente negativa, a expectativa social do meio é de que essa pessoa se destaque mais por relatar seus problemas ou suas dificuldades (em vez de seu sucesso), criando como resultado um maior antagonismo entre os colegas e, como consequência, a pessoa passa a obter menores níveis de apoio e de aprovação.

Essa pessoa tem tudo para se tornar um macho ou fêmea alfa às avessas, pois é lembrada muito mais por suas características negativas e da falta de determinação, sendo denominada, então, macho ou fêmea beta.

Pessoas mais positivas têm ainda outro ponto a favor no ambiente de trabalho que talvez explique parte do seu sucesso na carreira. Um comportamento mais positivo, por exemplo, faz seus colegas de trabalho sentirem-se encorajados a expressar opiniões. Assim, quando temos uma pessoa mais positiva por perto tendemos, sem perceber, a nos sentirmos encorajados a fazer o mesmo, oferecendo, em função do exemplo, mais determinação para o grupo assumir atividades e ações mais arriscadas.

Concluindo nosso raciocínio: pessoas positivas se destacam mais, recebem mais apoio, tornam-se ainda mais satisfeitas, recebem mais atenção dos superiores e, portanto, inevitavelmente se tornam líderes naturais.

E você, por acaso saberia dizer qual papel é mais comum em sua vida profissional? Alfa ou beta?

É evidente que todos nós, indistintamente, temos dias melhores e outros nem tanto. Todavia, a habilidade pessoal de manejar inversões que fogem ao controle torna-se fundamental nesse processo de equilíbrio, ascensão e realização pessoal.

Adquirir uma postura mais positiva em vez de negativa, torna-se, portanto, apenas uma questão de treino.

Há um provérbio indígena norte-americano que diz que dentro de nós existem dois cachorros. Um deles, cruel e mau; enquanto o outro, dócil e muito bom. E os dois estão sempre brigando. A pergunta inevitável que vem a mente é: afinal, qual dos dois ganha a briga? A resposta é bastante simples: provavelmente aquele que você alimentar mais.

Pense nisso!

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cop/artigos/o-sucesso-profissional-esta-ligado-a-positividade/