mostrar mensagem ]

Comunicado aos alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Informamos aos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia que estão abertos os cadastros para alunos que queiram participar da ação estratégica “O Brasil conta Comigo”. O edital recruta interessados em contribuírem com o Brasil nesse momento, de maneira regulamentada nos instrumentos legais.

O aluno que tiver interesse em se inscrever (e que for selecionado), terá vários benefícios pedagógicos descritos nas portarias do MEC e do Ministério da Saúde. Ademais, haverá remuneração oferecida pelo Ministério da Saúde para os selecionados.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Informações oficiais (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Estão circulando na internet imagens falsas de um comunicado em nome da Uniara. Para certificar-se de que uma mensagem é verdadeira, acesse diretamente de seu computador nosso site através do endereço https://www.uniara.com.br/.

Os comunicados oficiais da instituição serão sempre publicados em nosso site.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Adolescência tardia

O conceito de adolescência como conhecíamos há tempos foi alterado em decorrência de todas as mudanças na sociedade. Pode-se definir adolescência como um período de mudanças físicas, psicológicas e sociais que possibilitam a entrada no mundo adulto.

As mudanças físicas, características desse período em meninos e meninas, como estabilização da altura, modificação de peso e contornos do corpo, faz com que eles reconheçam essas mudanças que, por sua vez, conduzem a novos comportamentos e relações com o mundo que o cerca. Outro fator importante que influencia a mudança física é o tipo de alimento que o adolescente consome que mudou muito nos últimos anos. Alimentos industrializados e alimentação rica em carboidratos têm causado a antecipação da menarca das meninas (primeira menstruação) e, consequentemente, a entrada na menopausa. Essa transformação biológica precoce pode acarretar problemas no futuro.

Por conta dessas mudanças, a entrada na adolescência se antecipa e, devido a fatores sociais, se prolonga. Aqui no Brasil, os jovens têm deixado a casa dos pais e assumido as responsabilidades por suas vidas cada vez mais tarde.

Na adolescência, as mudanças no pensamento ocorrem de forma que modificam também a maneira do adolescente se relacionar com o mundo que o cerca. O pensamento torna-se reflexivo e alguns conceitos que não faziam parte do repertório do jovem começam a conduzir suas ações.

Essa fase pode ser vivenciada como uma transição ou como uma crise. Porém, não se pode afirmar que todo adolescente vivencia esse período como uma crise. Algumas situações que o adolescente tem que lidar são consequências da vida moderna, como a nova família e a quantidade de profissões.

Hoje em dia estuda-se por muito mais tempo antes de ingressar no mercado de trabalho. Quanto mais os pais tentam proteger seus filhos, menos os prepara para a vida e para as relações sociais. No Brasil, grande parte dos filhos deixa a casa dos pais apenas para se casar. A insegurança e o medo de assumir responsabilidades da vida adulta é que faz com que o adolescente permaneça na “barra da saia” dos pais.

Falta conhecimento, informação e esclarecimento para que os pais saibam lidar com os adolescentes de hoje. “Liberar” os filhos para a vida adulta, não é necessariamente romper vínculos, mas orientá-los no caminho e ampará-los em suas escolhas.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cop/artigos/adolescencia-tardia/