[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

UNIARA

Celulares desligados durante a aula

Ana Cristina Alves Lima*

“Celulares desligados durante a aula” é uma das frases que mais repito para meus alunos durante o ano letivo. No primeiro dia de aula, informo o cronograma, os critérios de avaliação utilizados na disciplina e o horário da chamada, bem como os trabalhos que devem ser entregues e que os celulares devem ficar desligados durante o período da aula.

O horário da chamada os alunos cumprem, as entregas de trabalhos também! Lógico que alguns deslizes e esquecimentos acabam acontecendo, porém, o que eles mais burlam é a regra do celular desligado. Passo todas as aulas (sem brincadeira, sem exceção: TODAS mesmo) pedindo para não olharem mensagens ou acessar o Facebook.

Hoje em dia, a ansiedade por uma resposta logo após enviar uma mensagem pelo WhatsApp (ou outro aplicativo) não pode aguardar o término da aula ou outro compromisso. A ansiedade está em nós como característica de nossos comportamentos. A ansiedade pela reposta é mais uma entre as muitas coisas que podem nos causar ansiedade. No entanto, toda essa revolução tecnológica mudou inclusive o nosso tempo de reação.

Quantos de nós já apertou seguidas vezes o botão do elevador na tentativa de que ele chegue mais rápido? Obviamente, sem sucesso. O elevador chegará no tempo dele. São muitos estímulos a serem interpretados e respondidos atualmente. Sofremos de uma síndrome de fadiga de informações. O estresse foi considerado a doença do século passado e a depressão deste novo século.

Essa ansiedade passa a ser preocupante quando começa a atrapalhar a nossa vida e as outras atividades que temos que realizar durante o dia. O transtorno começa quando temos ansiedade por coisas ou eventos que antes não gerariam essa sensação, ou a ansiedade é fora de contexto diante a situação.

Vamos lembrar que cada pessoa tem um tempo de resposta. Nem todos estão disponíveis para responder uma pergunta, mesmo a tendo visualizado. A dica é realmente esperar para responder... NUNCA responder por impulso no calor da emoção. As mensagens tem o tom de quem lê. Se seu estado emocional se encontra abalado ou irritado, isso pode interferir no tom da mensagem, que pode não coincidir com o tom de quem escreveu e aí gerar brigas e confusões.

*Docente do curso de Psicologia da Uniara e mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica - PUC de Campinas.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cop/artigos/celulares-desligados-durante-a-aula/