[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

UNIARA

O que eu quero ser quando crescer?

Ana Cristina Alves Lima*

A pergunta do título é muito recorrente. Desde quando começamos a entender o funcionamento das coisas e do mundo, as pessoas que estão ao nosso redor começam o “ritual” de perguntas: “já está namorando”, “vai se casar”, “vai querer ter filhos” e, entre elas, a pergunta que angustia todo adolescente: “já escolheu sua profissão?”.

Na época dos nossos pais a angústia também existia, mas as possibilidades de escolhas eram outras. A influência do desejo dos nossos pais também era mais forte. Então, poderíamos escolher alguma profissão que fosse do nosso desejo ou escolher fazer o curso “recomendado” por eles. As opções também não eram muitas e os pais queriam que seus filhos fossem “doutores” - ser doutor significava ser médico ou advogado.

Com o passar do tempo algumas coisas mudaram, outras não. O que não mudou foi a angústia dos adolescentes para a escolha profissional. Muitos pais ainda influenciam impondo suas escolhas em detrimento das escolhas dos filhos. Mas o que mudou muito, e muito mesmo, foram as opções.

As profissões eram divididas em apenas três áreas: humanas, exatas e biológicas. E hoje com todas as “novas” profissões, as áreas sofreram algumas alterações para contemplar esses nossos ofícios. São as áreas Administração e Negócios, Artes e Design, Ciências Exatas e Informática, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação e Informação, Engenharia, Meio Ambiente e Ciências Agrárias e Saúde que norteiam e agrupam as possibilidades de atuação dos tempos modernos.

Além dos cursos de graduação, a grande novidade dos últimos anos, são os cursos de graduação tecnológica. Não só a Uniara, mas outras universidades também têm apostado nesses cursos, que além de terem um menor custo, duram menos tempo. Na Uniara são quatro cursos de graduação tecnológica: Design de Moda, Estética e Cosmética, Gestão de Recursos Humanos, e Logística.

A grande vantagem desses cursos, além de uma formação de qualidade, o aluno poderá entrar rapidamente no mercado de trabalho, uma vez que esses cursos são voltados à prática profissional. Esses cursos têm sido muito procurados, já que também permitem que o aluno faça uma pós-graduação em uma especialidade desejada. Outra vantagem é a quantidade de carga horária de estágios e visitas técnicas, que visam a ilustrar o “mundo” profissional, no qual os alunos logo estarão inseridos. Como professora dos cursos de Design Digital e Estética e Cosmética, posso dizer que vejo grande vantagem para os alunos que querem, além de estudar, começar a trabalhar na área.

Então, é importante que o aluno, quando for realizar a sua escolha, pense em todas as possibilidades de formação - a graduação e a graduação tecnológica. Busque identificar as diferenças entre os “tipos” de formação e escolher a que mais atende as suas necessidades.

Se você tem dúvidas sobre qual curso escolher, a Uniara oferece orientação profissional gratuitamente aos alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio. Uma ótima oportunidade de conhecer a instituição e saber mais sobre os cursos oferecidos é participando da Feira dos Cursos - FEC, que será realizada nos dias 27 e 28 de agosto deste ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 55 65 88.

*Mestre em Psicologia Escolar - Professora da Uniara.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cop/artigos/o-que-eu-quero-ser-quando-crescer/