Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Mestrado Profissional
4A (Des) Motivação dos Alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária: Desafios e Perspectivas
Autor(a): Eder Pazini de Oliveira
Ano: 2025
Veja o trabalhoA Docência Masculina na Educação Infantil
Autor(a): João Victor Martins Manzato
Ano: 2025
Veja o trabalhoA Formação Continuada dos Professores visando os Componentes Curriculares dos Projetos de Aprofundamento do Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio de uma ETEC do Interior do Estado de São Paulo
Autor(a): Sergio Cevallos
Ano: 2025
Veja o trabalhoA Relevância da Formação Pedagógica na Superação das Dificuldades Docentes no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática
Autor(a): Gustavo de Castro Morande
Ano: 2025
Veja o trabalhoAlfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Ênfase nas Publicações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) - 2018 a 2023
Autor(a): Lucinéia Gonçalves de Souza Perecim
Ano: 2025
Veja o trabalhoAlterações Curriculares no Curso Técnico de Nível Médio em Informática de uma ETEC: Implicações para Gestores e Docentes
Autor(a): Ricardo Barbosa de Castro
Ano: 2025
Veja o trabalhoBonificação por Resultados como Fator Motivacional na Gestão do Trabalho Docente: uma Relação Possível
Autor(a): Rogério Pizii de Oliveira
Ano: 2025
Veja o trabalhoFerramentas Digitais no Ensino de Matemática aliadas a BNCC: Análise de Três Possibilidades para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a): Willian Guimarães Borges
Ano: 2025
Veja o trabalhoInterações por Comunicação Oral entre Docentes e Alunos no Ensino Superior
Autor(a): Patricia Regina Ramos Maraschi
Ano: 2025
Veja o trabalhoO Posicionamento Docente sobre o Uso de Metodologias Ativas em uma Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC)
Autor(a): Samuel Gonçalves Trindade
Ano: 2025
Veja o trabalhoO Projeto Político Pedagógico como Subsídio para a Formação Continuada dos Profissionais da Creche
Autor(a): Cristiane Aparecida da Silva do Carmo
Ano: 2025
Veja o trabalhoUma Visão Histórica da Educação Profissional e Tecnológica: Critérios e Análises de Materiais Didáticos
Autor(a): Bruno Martins de Souza Venturoso
Ano: 2025
Veja o trabalhoA Importância do Ensino de Língua Inglesa para os Alunos do Ensino Fundamental I de uma Escola Pública Municipal
Autor(a): Elisangela de Souza
Ano: 2024
Veja o trabalhoClube Juvenil de Libras no Programa Ensino Integral: Protagonismo, Aprendizagem e Inclusão
Autor(a): Ricardo Kutschinsky Bastos
Ano: 2024
Veja o trabalhoEducação Infantil: Planejamento e Organização dos Espaços na Perspectiva de Gestores e Docentes
Autor(a): Mirian Claudino de Souza
Ano: 2024
Veja o trabalhoElaboração de Sequências Didáticas com Contos de Fadas na Alfabetização e Letramento
Autor(a): Rodrigo Fernando Manoel
Ano: 2024
Veja o trabalhoEvasão Escolar nos Cursos Técnicos Noturnos: Considerações da Equipe Pedagógica a partir de um Estudo de Caso em uma ETEC do Interior Paulista
Autor(a): Míriam Penna Firme Curto Damiati
Ano: 2024
Veja o trabalhoIdentificação de Lacunas na Educação Matemática de Alunos do 3º ano do Ensino Médio com Base nos Resultados da Prova Paulista
Autor(a): Flávio Luis Sinhorini Junior
Ano: 2024
Veja o trabalhoO Papel do Técnico Educacional na Formação Permanente da Equipe Docente no Senac de Catanduva
Autor(a): Cristina Nascimento de Oliveira
Ano: 2024
Veja o trabalhoPrivatização da Educação no Brasil e o Direito Humano à Educação
Autor(a): Alexandre José da Silva
Ano: 2024
Veja o trabalhoProjetos de Inclusão Socioeducacional de Surdos: Repercussão sob o Ponto de Vista dos Participantes Primários e Secundários
Autor(a): Damiana Ramos Bomfim
Ano: 2024
Veja o trabalhoTecnologias de Gamificação no Contexto Educacional: uma Abordagem para Aprimorar a Experiência de Aprendizagem com a Inovação Digital
Autor(a): Victor Volpe Albertin Fogolin
Ano: 2024
Veja o trabalhoUma Proposta de Material Didático de Inglês para os Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração baseada na Abordagem CLIL
Autor(a): Márcia Ferreira Moraes
Ano: 2024
Veja o trabalhoA Coordenação Pedagógica e o Cenário da Formação Docente com a Implementação do Atual Ensino Médio
Autor(a): Alessandra Porto da Silva
Ano: 2023
Veja o trabalhoA Expansão do Atendimento à Educação Infantil no Município de Rio Claro - SP
Autor(a): Adriana Cristina Cain Sodelli
Ano: 2023
Veja o trabalhoA Visão de Alunos, Professores e Coordenadores de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) sobre o Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Autor(a): Renata Aparecida Rodrigues Ferreira Dias
Ano: 2023
Veja o trabalhoAplicação da Metodologia Ativa Peer Instruction no Ensino de Matemática para Alunos de 7º Ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública
Autor(a): Rosecler Cotibia Cagol Boccardo
Ano: 2023
Veja o trabalhoAvaliação Escolar e Gestão por Competências nos Cursos Técnicos Profissionalizantes (Etecs): o Plano de Curso em Prática
Autor(a): Felipe de Camargo Costa
Ano: 2023
Veja o trabalhoAvaliações do SARESP e Indicadores IDESP: Percepções dos Diretores de Escola
Autor(a): Marselha Aparecida de Paula Rodrigues
Ano: 2023
Veja o trabalhoDança nas Aulas de Educação Física Escolar: Subsídios para a Elaboração de uma Proposta para Superar os Fatores Impeditivos da Prática Docente
Autor(a): Carlos Alexandre Mendes
Ano: 2023
Veja o trabalhoDo Ensino Presencial ao Ensino Remoto: Saberes Docentes do Ensino Técnico durante a Pandemia
Autor(a): Lidiane Cristina Pavarina
Ano: 2023
Veja o trabalhoEducação Pós-Pandemia (Covid-19): Proposta de Suporte de Tecnologias Digitais para Práticas Pedagógicas no Ensino Médio e Técnico
Autor(a): Aldy Salvino de Oliveira
Ano: 2023
Veja o trabalhoFormação e Atuação de Agentes Educacionais na Etapa Inicial da Educação Infantil em uma Rede Municipal de Ensino no Interior de São Paulo - Estudo de Caso
Autor(a): Sandra Regina Giraldeli
Ano: 2023
Veja o trabalhoGestão Democrática e Participativa: Perfil e Desafios do Gestor Escolar no Século XXI
Autor(a): Rodrigo Leandro Barbosa Menegelli
Ano: 2023
Veja o trabalhoLeituras de Alunos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Contribuições da Biblioteca
Autor(a): Tatiane Aparecida Carneiro Teixeira
Ano: 2023
Veja o trabalhoMapeando e Historiando os Indicadores do IDEB e da Municipalização dos Anos Iniciais na Territorialidade de São José do Rio Preto
Autor(a): Ricardo Martins
Ano: 2023
Veja o trabalhoMediação de Conflitos na Escola: Documentos Oficiais e o Papel do Diretor
Autor(a): Jacqueline Santana Gonçalves
Ano: 2023
Veja o trabalhoMetodologias Ativas: Sequências Didáticas para a Área de Marketing e Negócios
Autor(a): Daniel Lima Vialôgo
Ano: 2023
Veja o trabalhoO Primeiro Contato Escola-Família sobre Necessidades Educacionais Específicas em Crianças de 0 a 3 Anos: Reflexões de Professores e Familiares
Autor(a): Najla Helena Teixeira Freitas
Ano: 2023
Veja o trabalhoOrganização de Rotina para Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Qualificando o Tempo Didático de Professoras Alfabetizadoras
Autor(a): Luciana Maria Gandini
Ano: 2023
Veja o trabalhoSala de Aula Invertida: Sequências Didáticas para o Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Autor(a): Débora Regina de Paula Vazzoler
Ano: 2023
Veja o trabalhoSistema de Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão em uma Escola Técnica Estadual de São Paulo
Autor(a): Reginaldo Aparecido Pereira Bolin
Ano: 2023
Veja o trabalhoUma Proposta de Material Didático de Língua Inglesa para o Ensino Médio Integrado ao Técnico: Área de Informática
Autor(a): Renata Fernandes
Ano: 2023
Veja o trabalhoA Construção Coletiva de Proposta Pedagógica Inspirada nos Princípios de Reggio Emilia: Mediação dos Gestores em uma Escola Pública de Educação Infantil
Autor(a): Naiara Hernandes Carvalho
Ano: 2022
Veja o trabalhoA Influência dos Projetos de Extensão Universitária no Processo de Aprendizagem do Aluno
Autor(a): Gabriela Della Torre e Silva
Ano: 2022
Veja o trabalhoA Metodologia de Ensino com Base em Competências na Proposta SENAI e Percepções dos Docentes da Instituição de Matão-SP
Autor(a): Leandro Rogério Travalhoni
Ano: 2022
Veja o trabalhoA Música como Recurso Didático para o Ensino da Gramática
Autor(a): José Eduardo Borges da Costa
Ano: 2022
Veja o trabalhoAluno com Deficiência Intelectual em Sala de Aula: Interações e Reflexões de Professores e Monitores
Autor(a): Mônica Menin Martins
Ano: 2022
Veja o trabalhoAs Condições de Trabalho de Professoras de Creche no Brasil: uma Análise da Produção de Teses e Dissertações na Década 2010 a 2019
Autor(a): Valéria Aparecida Peterossi Martins
Ano: 2022
Veja o trabalhoAtuação do Enfermeiro Docente no Ensino Superior: Investigando Publicações sobre Práticas de Ensino
Autor(a): Amanda Breda Ferreira da Silva
Ano: 2022
Veja o trabalhoAula Assistida no Ensino Médio Integrado e Ensino Técnico
Autor(a): Ana Lucia Braido Assalin Dontale
Ano: 2022
Veja o trabalhoCafé Literário: o Desafio de Incentivar os Alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico à Leitura de Cânones da Literatura - a Percepção dos Egressos
Autor(a): Haidê Augusta da Rosa
Ano: 2022
Veja o trabalhoDocência no Ensino Superior: Competências Necessárias para as Aulas Remotas
Autor(a): Benedita Josepetti Bassetto
Ano: 2022
Veja o trabalhoEnfermeiras Docentes: Diálogos sobre sua Formação e Atuação Profissional no Curso Técnico em Enfermagem (ETEC)
Autor(a): Mayara Marçola Rosalen Myra
Ano: 2022
Veja o trabalhoEstratégias de Ensino na Aprendizagem da Matemática na Perspectiva de Professores do Ensino Fundamental II
Autor(a): Eder Gomes Ferreira
Ano: 2022
Veja o trabalhoEstratégias Didáticas de Trabalho em Período Remoto: Adaptações das Aulas Práticas nas Disciplinas de Ciências da Natureza
Autor(a): Fabiano Donizete da Silva
Ano: 2022
Veja o trabalhoFormação Continuada em Serviço de Diretores de Escolas da Rede Pública de Educação de São José do Rio Preto
Autor(a): Valcir Mendonça Gomes
Ano: 2022
Veja o trabalhoFormação e Práxis do Coordenador do Curso Técnico de Enfermagem da ETEC: uma Análise Histórico-Crítica
Autor(a): Ligia de Souza Pichinin
Ano: 2022
Veja o trabalhoGestão da Permanência do Aluno no Ensino Técnico Profissionalizante
Autor(a): Gabriel Rodrigues da Silva
Ano: 2022
Veja o trabalhoGestão Escolar, Inclusão e Permanência de Alunos: Estudo em uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do Interior do Estado de São Paulo
Autor(a): Divino Lozetti Risso
Ano: 2022
Veja o trabalhoIntérprete de Libras e Professor Regente: Reflexões sobre a Prática com o Aluno Surdo
Autor(a): Maria Andrea Armenine Chaine
Ano: 2022
Veja o trabalhoMetodologia Ativa no Ensino Remoto: Sala de Aula Invertida como Processo de Ensino e Aprendizagem
Autor(a): Rafael de Souza
Ano: 2022
Veja o trabalhoO Conhecimento dos Responsáveis Legais dos Estudantes sobre os Indicadores de Qualidade da Educação
Autor(a): Gustavo Pulze Paiva
Ano: 2022
Veja o trabalhoO Ensino Remoto e os Impactos no Planejamento e no Currículo Escolar
Autor(a): Sandra Maria Rosa
Ano: 2022
Veja o trabalhoO Modelo 4C/ID como Ferramenta Estrutural no Desenho de Cursos da Modalidade de Educação a Distância (EaD)
Autor(a): Nádia Cristina de Azevedo Melli
Ano: 2022
Veja o trabalhoOs Desdobramentos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo nas Práticas Pedagógicas dos Professores e Gestores da Rede Paulista de Educação
Autor(a): Fábio Renato Manzoli
Ano: 2022
Veja o trabalhoPrimeiros Socorros na Educação Básica: Levantamento Bibliográfico de Teses e Dissertações
Autor(a): Ana Paula Morguetti Camargo
Ano: 2022
Veja o trabalhoRelação entre os Saberes Docentes e a Prática Pedagógica com Letramento Literário no Ensino Fundamental I
Autor(a): Magda Helena Sopran Pezzonia
Ano: 2022
Veja o trabalhoA Educação Física Escolar e a Produção de Saberes na Era Digital
Autor(a): Adriano de Lavor Reis
Ano: 2021
Veja o trabalhoA Percepção de Alunos e Professores sobre a Utilização de Metodologias Ativas na Educação Tecnicoprofissionalizante
Autor(a): Juliana da Silva Tavares Pereira
Ano: 2021
Veja o trabalhoAs Implicações do Trabalho Docente na Educação Infantil e a Saúde do Professor
Autor(a): Dalila Margarete da Silva Nunes
Ano: 2021
Veja o trabalhoConstrução de um Aplicativo Educativo como Ferramenta Auxiliar no Processo de Alfabetização
Autor(a): Raul Alessandro Martins Sereno
Ano: 2021
Veja o trabalhoEnsino Criativo: Analisando uma Proposta de Sequência Didática com Docentes do Ensino Superior
Autor(a): Grace Lis Proença Meireles Barreto Porto
Ano: 2021
Veja o trabalhoEstudos sobre a Metodologia da Problematização na Área da Saúde e Possibilidade de aplicação no Curso Técnico de Enfermagem
Autor(a): Andrea Silvia Yoneda
Ano: 2021
Veja o trabalhoFatores Interferentes na (des) motivação para Participação em Estágios Supervisionados no Curso de Psicologia, sob a Perspectiva de Alunos
Autor(a): Renata Parra Clemente
Ano: 2021
Veja o trabalhoGestão Democrática Participativa e Dialógica na EJA e os Desafios do Ambiente Escolar: Contribuições para as Aprendizagens Máximas
Autor(a): Maria Gorete dos Santos Netta
Ano: 2021
Veja o trabalhoJovens em Privação de Liberdade e a Representatividade na Escola: Sistematização de Experiência
Autor(a): Elica Cristina Pratavieira Zanchim
Ano: 2021
Veja o trabalhoMetodologia de Projetos como Estratégia para Formação Profissional de Nível Médio Técnico do Senac São Paulo
Autor(a): Denise Monteiro de Camargo
Ano: 2021
Veja o trabalhoPerfil, Expectativas e Motivos de Ingresso em Curso Superior EAD: Considerações de Estudantes em um Polo no Sul de Minas Gerais
Autor(a): Adriano José Bertho
Ano: 2021
Veja o trabalhoProposta de Plataforma Colaborativa no Ensino Regular: Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem de Alunos com Deficiência
Autor(a): Daiani Teodoro de Melo Ribeiro
Ano: 2021
Veja o trabalhoSaber Escolar e Cultura Científica: as Disciplinas de Ciências e Química
Autor(a): André Luiz Ferrer Domenciano
Ano: 2021
Veja o trabalhoA (re) Significação do Conceito de Politecnia na Construção Curricular de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio no IFSP
Autor(a): Ubirajara Donisete Ferreira Leão
Ano: 2020
Veja o trabalhoA Contribuição do Gestor para a Prática do Trabalho Pedagógico voltado à Formação de Valores
Autor(a): Aline Cristina Ceccato Castelo Novo
Ano: 2020
Veja o trabalhoA Influência das Crenças e do Livro Didático para a Aquisição da Autonomia dos Alunos na Aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Médio
Autor(a): Francine Martins Molinari
Ano: 2020
Veja o trabalhoA Matemática em Questão: o Uso de Recursos Tecnológicos no Processo Ensino Aprendizagem de Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I
Autor(a): Rosana Castelli Simões
Ano: 2020
Veja o trabalhoA Motivação de Professores da Educação Básica para continuar os Estudos: o que Dizem as Teses e Dissertações nos Anos 2000
Autor(a): Conceição Carla Rosa
Ano: 2020
Veja o trabalhoA música nas aulas de História: ênfase no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva crítica por meio do rap
Autor(a): Daniel Carlos Lupino
Ano: 2020
Veja o trabalhoAs Possíveis Causas de Baixa Frequência nos Cursos Modulares Noturnos de uma Escola Técnica da Região de Ribeirão Preto
Autor(a): Wallance Manoel da Cunha
Ano: 2020
Veja o trabalhoAtuação Cotidiana do Diretor de Escola na Educação Infantil
Autor(a): Fernanda Aurélia Gonçalves dos Santos Minotti
Ano: 2020
Veja o trabalhoBuscando Caminhos para a Atuação do Coordenador Pedagógico junto aos Professores Alfabetizadores
Autor(a): Fabiana Cristina da Silva
Ano: 2020
Veja o trabalhoDesempenho dos Alunos de Ensino Profissionalizante que realizam Estágio Supervisionado e a Contribuição para Iniciação da Carreira Profissional
Autor(a): Alquimar Geraldo Simões
Ano: 2020
Veja o trabalhoEducação em Direitos Humanos: uma Proposta de Ensino para a Educação Infantil
Autor(a): Flávia Clara Bezerra Trevisan
Ano: 2020
Veja o trabalhoEducação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o Saeb: Diálogos Possíveis
Autor(a): Helio Augusto Gomes de Oliveira
Ano: 2020
Veja o trabalhoEnsino Híbrido: uma Proposta Pedagógica para o Curso Técnico em Contabilidade de uma Instituição de Ensino Técnico do Estado de São Paulo
Autor(a): João Alberto Prado Martin
Ano: 2020
Veja o trabalhoEstrutura Organizacional das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza: um Levantamento e Estudo Documental dos Departamentos, Acessos e Atribuições
Autor(a): Janete de Fátima Peracini Feliciano Silva
Ano: 2020
Veja o trabalhoHabilidades Sociais Docentes: Avaliação de um Programa de Formação na Perspectiva de Professores e Alunos
Autor(a): José Ângelo Fiorot Júnior
Ano: 2020
Veja o trabalhoInclusão do Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 como Proposta Curricular Obrigatória no Ensino Fundamental II
Autor(a): Leandra Carina Cabeço
Ano: 2020
Veja o trabalhoInterdisciplinaridade: Fatores que Influenciam as Práticas Docentes em Curso Técnico em Administração
Autor(a): Keila Maria Ramazotti
Ano: 2020
Veja o trabalhoJustiça Restaurativa e suas Contribuições nos Conflitos Escolares
Autor(a): Isabel de Lourdes Macedo
Ano: 2020
Veja o trabalhoMentoring: Estratégia Educacional no Ensino Médico
Autor(a): Adriana Pagan Tonon
Ano: 2020
Veja o trabalhoMotivação dos Alunos no Ingresso ao Ensino Técnico de Nível Médio: Percepção de Discentes e Equipe de Gestão Escolar
Autor(a): Émerson Aparecido Augusto
Ano: 2020
Veja o trabalhoO Cenário da Formação de Professores e os Saberes Necessários para Atuação no Ensino Bilíngue Português-Inglês
Autor(a): Mayara Passos Castanharo
Ano: 2020
Veja o trabalhoO Ensino da Dança na Escola Municipal de Dança de Araraquara
Autor(a): Lucia Helena Krepski
Ano: 2020
Veja o trabalhoO Jovem Ingressante do Ensino Técnico Integrado ao Médio e seu Olhar sobre o Ambiente Escolar
Autor(a): Edvânia Ferreira do Nascimento Tiezi
Ano: 2020
Veja o trabalhoO Sistema de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza (WebSAI): Subsídios para a Atuação do Diretor de Escola
Autor(a): Antonio Cesar Aielo
Ano: 2020
Veja o trabalhoO Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Técnico Integrado ao Médio: Saberes Docentes e Competências Discentes em Foco
Autor(a): Silvia Maria Alvim Regattieri
Ano: 2020
Veja o trabalhoO Uso da Tecnologia Digital na Educação: um Estudo de Caso em uma Escola Técnica Estadual de uma Cidade do Interior Paulista
Autor(a): Eliete Regina de Souza
Ano: 2020
Veja o trabalhoPerfil dos Estudantes de Pedagogia e de Pedagogas recém formadas: Considerações sobre a escolha do curso e da modalidade de Educação a Distância
Autor(a): Cristiano José Penachi Bosco
Ano: 2020
Veja o trabalhoPrática entre Professores: Ensino Colaborativo na Inclusão de Alunos com TEA Leve. Um Estudo de Caso
Autor(a): Adriane Rachel Ackermann Henrique
Ano: 2020
Veja o trabalhoPrograma de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e InovaçãoApresentaçãoSobre o ProgramaProcesso SeletivoAlunos EspeciaisDiscentesEgressosProdução Intelectual Dissertações Teses Patentes eBooks Regulamentos e NormasAtividades PrevistasFale Conosco Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação Uniara > Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu > Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação > Dissertações As dissertações do programa estão disponíveis abaixo, separadas por ano de obtenção. Clique e acesse os trabalhos na íntegra, em formato PDF. 2024 [+] 2023 [+] 2022 [+] 2021 [+] 2020 [-] Mentoring: Estratégia Educacional no Ensino Médico Autor(a): Adriana Pagan Tonon Ano: 2020 Veja o resumo Veja o trabalho Prática entre Professores: Ensino Colaborativo na Inclusão de Alunos com TEA Leve. Um Estudo de Caso Autor(a): Adriane Rachel Ackermann Henrique Ano: 2020 Veja o resumo Veja o trabalho A Contribuição do Gestor para a Prática do T
Autor(a): André Salandin
Ano: 2020
Veja o trabalhoUma Proposta de Incentivo à Leitura dos Clássicos da Literatura com o Auxílio das Tecnologias Digitais
Autor(a): Arthur Vinícius Feitosa Furtado
Ano: 2020
Veja o trabalhoUtilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Considerações dos Docentes e Coordenador Pedagógico de uma Escola de Ensino Médio e Técnico Estadual do Interior Paulista
Autor(a): Keli Cristina Ramazotti Galante
Ano: 2020
Veja o trabalhoA Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA): Indicadores e Utilização na Rede Pública Municipal de Ensino
Autor(a): Celio Luiz Cardoso
Ano: 2019
Veja o trabalhoA Motivação para a Aprendizagem do Inglês no Terceiro Ano do Ensino Médio e sua Relação com as Práticas Pedagógicas
Autor(a): Adriana Bueno dos Santos Menegelli
Ano: 2019
Veja o trabalhoA Organização da Gestão Educacional no Instituto Federal de São Paulo: um Estudo Documental
Autor(a): Eulália Nazaré Cardoso Machado
Ano: 2019
Veja o trabalhoA Percepção do Aluno do Ensino Médio Público sobre a (In)disciplina na Escola
Autor(a): Telma Aparecida Barbosa Venâncio
Ano: 2019
Veja o trabalhoA Prática Pedagógica do Professor de Educação Física na Educação Infantil: a Afetividade em Destaque
Autor(a): Luiz Henrique Maurício
Ano: 2019
Veja o trabalhoA Reforma do Ensino Médio: Mudança para Melhor? Análise da Reforma do Ensino Médio e Proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(a): Juliana Duarte de Oliveira
Ano: 2019
Veja o trabalhoAvaliação na Instituição de Educação Infantil: Proposição e Reflexão de Elementos de um Portfólio Avaliativo
Autor(a): Lígia Moreira Cesar
Ano: 2019
Veja o trabalhoDesafios do Profissional Graduado, Iniciante na Docência no Ensino Médio Profissional, sem Formação para o Exercício do Magistério
Autor(a): Andréa Avezum Martus
Ano: 2019
Veja o trabalhoEducação Empreendedora: Modelo Ágil para o Desenvolvimento de Startups Inovadoras e Sustentáveis nas Faculdades de Tecnologia
Autor(a): Plínio Gabriel João
Ano: 2019
Veja o trabalhoEscola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores e a Formação de Ingressantes: Perspectivas dos Docentes de Arte
Autor(a): Igor Terezane Nardocci
Ano: 2019
Veja o trabalhoEstudo sobre Negligências no Ensino da Geometria e uma Proposta de Utilização do Software GeoGebra
Autor(a): Wagner Roberto Fabretti Bossoni
Ano: 2019
Veja o trabalhoFatores de (des)motivação para a Aprendizagem do Inglês no Ensino Médio: o Olhar dos Alunos
Autor(a): Marcelo Aparecido Alonso Garcia
Ano: 2019
Veja o trabalhoGestão Pedagógica na Educação Infantil: a Relação da Escola com as Famílias de Alunos Ingressantes
Autor(a): Rafaela Fernanda Esteves
Ano: 2019
Veja o trabalhoO Aluno Egresso da Etec e seu Ingresso no Ensino Superior
Autor(a): Rogério Aparecido Pereira Bolin
Ano: 2019
Veja o trabalhoO Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em Dois Manuais Didáticos para o Ensino Médio
Autor(a): Osvaldo Henrique Nicolielo Maia
Ano: 2019
Veja o trabalhoO Papel do Gestor como Articulador do Trabalho Colaborativo no Contexto de uma Escola Inclusiva - um Estudo de Caso
Autor(a): Elizete Varussa Seneda
Ano: 2019
Veja o trabalhoPráticas Pedagógicas em Salas de Aula Inclusivas de uma Escola Particular do Interior de São Paulo - Visão dos Professores
Autor(a): Juliana Andrade Delilo da Silveira
Ano: 2019
Veja o trabalhoPráticas Sociais e Políticas Públicas de Leitura: Pedalando com a Tricicloteca
Autor(a): Sérgio Augusto da Silva
Ano: 2019
Veja o trabalhoProposta de Intervenção de Professores Especialistas de Língua Portuguesa na Alfabetização de Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II
Autor(a): Eliete Vanessa Martins Henriques
Ano: 2019
Veja o trabalhoPublicações da ANPEd (2011 a 2017) presentes no Grupo de Trabalho Educação Matemática: os Diferentes Enfoques Abordados no Ensino Fundamental II
Autor(a): Ceila Matheus Tavares
Ano: 2019
Veja o trabalhoRelação Professor-Aluno na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Ênfase no Processo de Ensino e Aprendizagem
Autor(a): Helena Silva de Oliveira
Ano: 2019
Veja o trabalhoRelações de Gênero e Sexualidade: a Atuação dos Educadores da Educação Infantil na Reprodução (ou não) das Práticas Sexistas Heteronormativas
Autor(a): Fabrício Augusto Correia da Silva
Ano: 2019
Veja o trabalhoVideoaulas como Recurso Didático no Ensino Técnico: Desempenho e Opinião de Alunos
Autor(a): Luciano Sbragi Crecente
Ano: 2019
Veja o trabalhoWebSAI: uma Visão sobre o Uso da Ferramenta de Avaliação no Processo de Gestão da Etec de Ibitinga - SP
Autor(a): Fúlvio Jorge Zaniboni
Ano: 2019
Veja o trabalhoA Construção de um Manual Didático: a Robótica Pedagógica como Ferramenta para a Aprendizagem de Lógica de Programação para Alunos do Ensino Médio Profissionalizante
Autor(a): Mauro de Lucca
Ano: 2018
Veja o trabalhoA Documentação Pedagógica como Reveladora do Currículo na Creche
Autor(a): Alexandra Cristina Delbon
Ano: 2018
Veja o trabalhoA Evasão Escolar nos Cursos Tecnológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus São Carlos
Autor(a): Solange Aparecida de Souza Monteiro
Ano: 2018
Veja o trabalhoA Formação de Professores e o Uso das TIC no Ensino Fundamental: uma Pesquisa Bibliográfica a partir das Publicações da ANPEd (2011-2015)
Autor(a): Rita Aparecida da Silva Pires Garcia
Ano: 2018
Veja o trabalhoA Indisciplina no Ensino Fundamental II - Superando uma Escola de Aparência
Autor(a): Baltazar Garcia
Ano: 2018
Veja o trabalhoA Influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na Leitura de Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II
Autor(a): Clarissa Ariadne Orrico
Ano: 2018
Veja o trabalhoA Qualidade da Educação Pública como um Direito: do Estabelecimento à sua Efetivação
Autor(a): Frany de Mello Franco
Ano: 2018
Veja o trabalhoAnálise da Implantação do Portfólio como Instrumento de Avaliação do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio: Estudo de Caso na Disciplina de Língua Portuguesa
Autor(a): Cesar Renato Formice
Ano: 2018
Veja o trabalhoAnálise de Experiência de Rodas de Conversa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais por meio da Percepção de Alunos do Ensino Fundamental I
Autor(a): Leocardia Cristina Reginaldo da Cruz
Ano: 2018
Veja o trabalhoAs Vozes dos Egressos do Ensino Técnico em Química sobre o Trabalho de Conclusão de Curso
Autor(a): Cintia Bazana
Ano: 2018
Veja o trabalhoAvaliação Institucional e a Gestão Escolar em uma Escola Técnica Estadual (Etec) do Interior de São Paulo
Autor(a): Carlos Simão Coury Corrêa
Ano: 2018
Veja o trabalhoDe Leitor a Produtor: Adaptação de Vidas Secas em História em Quadrinhos, sob a Óptica Discente
Autor(a): Suzana Abrunhosa
Ano: 2018
Veja o trabalhoDificuldades para Aprender a Ler e Escrever na Perspectiva de Alunos e Professora do 3º Ano Escolar do Ensino Fundamental
Autor(a): Sandra Regina Vargas Volpatti Pradelli
Ano: 2018
Veja o trabalhoEducação Financeira: uma Proposta Interdisciplinar de Trabalho com o Ensino Médio
Autor(a): Antônio Richard Trevisan
Ano: 2018
Veja o trabalhoENEM: Política Pública de Acesso ao Ensino Superior - uma Análise da Matriz de Referência e sua Abrangência nas Questões de Geografia entre os Anos de 2009 a 2016
Autor(a): Robson Alessandro Cruz Fernandes
Ano: 2018
Veja o trabalhoImpacto da Utilização de Atividades Experimentais no Ensino de Eletroquímica: Estudo de Caso
Autor(a): Marcelo Dassan Carriero
Ano: 2018
Veja o trabalhoIngressantes e Não Concluintes na Educação Profissional: Fatores e Consequências
Autor(a): Luciane Thomazini Furtado
Ano: 2018
Veja o trabalhonvestigando a Capacidade Leitora de Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental: Foco no Uso de Estratégias
Autor(a): Maria Lígia Sachs Zulmires de Campos
Ano: 2018
Veja o trabalhoO Programa de Educação Integral do Município de Araraquara e sua Relação com os Alunos de 6º a 9º Ano do Ensino Fundamental
Autor(a): Vanessa Cristina Caiano de Santana
Ano: 2018
Veja o trabalhoPercepções de Alunos Concluintes e Professores sobre Preconceito e Discriminação no Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do IFSP
Autor(a): Celio Marcos Colombo Molteni
Ano: 2018
Veja o trabalhoPerspectivas e Análises da Performance Docente na Compreensão Fenomenológico-Existencial
Autor(a): Felipe Moraes
Ano: 2018
Veja o trabalhoProcessos de Comunicação na Surdez Sob a Perspectiva de Mães, Professores e Jovens Surdos
Autor(a): Lidiane Augusta Ferrari Botteon
Ano: 2018
Veja o trabalhoPrograma de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e InovaçãoApresentaçãoSobre o ProgramaProcesso SeletivoAlunos EspeciaisDiscentesEgressosProdução Intelectual Dissertações Teses Patentes eBooks Regulamentos e NormasAtividades PrevistasFale Conosco Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação Uniara > Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu > Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação > Dissertações As dissertações do programa estão disponíveis abaixo, separadas por ano de obtenção. Clique e acesse os trabalhos na íntegra, em formato PDF. 2024 [+] 2023 [+] 2022 [+] 2021 [+] 2020 [+] 2019 [+] 2018 [-] A Documentação Pedagógica como Reveladora do Currículo na Creche Autor(a): Alexandra Cristina Delbon Ano: 2018 Veja o resumo Veja o trabalho Educação Financeira: uma Proposta Interdisciplinar de Trabalho com o Ensino Médio Autor(a): Antônio Richard Trevisan Ano: 2018 Veja o resumo Veja o trabalho A Indisciplina no Ensino Fundament
Autor(a): Eduardo Henrique Aranda
Ano: 2018
Veja o trabalhoRole Playing Game: Estratégia Didática no Ensino de Gestão em Saúde do Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Autor(a): Liliane Blaya Martinez Biffe
Ano: 2018
Veja o trabalhoA Arte em Jogo
Autor(a): Carla Maria Nicola Coletti
Ano: 2017
Veja o trabalhoA Atuação do Professor Coordenador Pedagógico de Área do Conhecimento e seus Desdobramentos no Programa de Ensino Integral da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo
Autor(a): Sílvia Cristina Simões Bernardino da Silva Agostinho
Ano: 2017
Veja o trabalhoA Evasão Escolar em uma Unidade do IFSP no Curso Técnico em Informática Integrado na Visão dos Discentes Evadidos: um Estudo de Caso da Parceria IFSP e SEE-SP
Autor(a): Francisco Antonio de Almeida
Ano: 2017
Veja o trabalhoA Experiência da Leitura dos Clássicos: Impressões de Professores e Alunos de 9º Ano do Ensino Fundamental II
Autor(a): Patrícia Gomes Barca Ferrari
Ano: 2017
Veja o trabalhoA Leitura de Imagens como Ferramenta de Ensino nas Aulas de História
Autor(a): Deisi Aparecida Rodrigues de Carvalho
Ano: 2017
Veja o trabalhoA Organização da Rede Pública Municipal de Ensino e seus Desdobramentos na Gestão da Escola
Autor(a): Ariane Dabien Garrido Barroso
Ano: 2017
Veja o trabalhoA Proposta Pedagógica do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos: Foco na Disciplina de Física
Autor(a): Luiz Augusto Vendramini
Ano: 2017
Veja o trabalhoA Relação da Escola com as Famílias no Acolhimento aos Alunos que Ingressam no 6º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública
Autor(a): Edson Rosa de Almeida
Ano: 2017
Veja o trabalhoA Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão Escolar: Plataformas Digitais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP)
Autor(a): Márcia Helena Magati Antonioli
Ano: 2017
Veja o trabalhoDesempenho dos Alunos do 9º ano: uma Visão Social e Institucional
Autor(a): Sheyrlani Tatiany da Silva
Ano: 2017
Veja o trabalhoEvasão Discente no Curso Técnico em Informática nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza
Autor(a): Antonio Marcos Zenerato
Ano: 2017
Veja o trabalhoEvasão Escolar na Educação Profissional: um Estudo nos Cursos Técnicos em Informática no Senac Catanduva
Autor(a): Fábio Luís Fávero
Ano: 2017
Veja o trabalhoIdentificando Dificuldades no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Dois Alunos do Ensino Fundamental I
Autor(a): Maria José Batista Castanheiro
Ano: 2017
Veja o trabalhoIntegração de Egressos do Ensino Médio do Centro Paula Souza no Mercado de Trabalho: Possibilidades e Limitações
Autor(a): Reginaldo Greghi Inácio
Ano: 2017
Veja o trabalhoInvestigando Práticas de Leitura de Estudantes de Pedagogia
Autor(a): Mariângela Dal Bianco Garcia
Ano: 2017
Veja o trabalhoMétodo de Projeto: uma Contribuição para a Melhoria no Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental
Autor(a): Rita Valéria Rodrigues Meneguello
Ano: 2017
Veja o trabalhoO Caso das TIC no Ensino Fundamental de Mococa: Análises e Ações Propositivas para a Rede Pública Municipal
Autor(a): Daniel Teodoro de Melo
Ano: 2017
Veja o trabalhoOrganização e Planejamento da Rede Pública Municipal de Ensino na Oferta de Vagas para Creches
Autor(a): Andréia Gasparino Fernandes
Ano: 2017
Veja o trabalhoPráticas Eficazes de Gestão Profissional em Unidades de Ensino: uma Análise do Contexto Brasileiro
Autor(a): Hermes José Aun Bachiega
Ano: 2017
Veja o trabalhoProdução Textual Argumentativa no Terceiro Ano do Ensino Médio
Autor(a): Mariana Vieira Ribeiro Fredi
Ano: 2017
Veja o trabalhoReflexões sobre Alfabetização e Letramento: Ênfase nas Publicações da ANPEd (2010 a 2015)
Autor(a): Francielle Marion Mendes
Ano: 2017
Veja o trabalhoSaberes e Práticas de Ensino de Leitura no Ensino Médio: Implicações para a Aprendizagem
Autor(a): Elaine Cristina Camargo Fragnan
Ano: 2017
Veja o trabalhoSobre o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio: um Estudo Bibliográfico a partir de Publicações da ANPEd (2004 a 2015)
Autor(a): Sand Mayara Giacomelli de Melo
Ano: 2017
Veja o trabalhoTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Revisão Integrada de Dados para Orientação de Professores
Autor(a): Marilda Cicone Franco dos Santos
Ano: 2017
Veja o trabalhoVoz do Professor de Educação Física: Uso, Exigência, Preparo e Interação
Autor(a): Vagner José Pedersen
Ano: 2017
Veja o trabalhoA Linguagem Musical na Educação Infantil: Reflexões e Possibilidades
Autor(a): Erica Viana
Ano: 2016
Veja o trabalhoA Metodologia de Projetos na Educação Profissional: Organização do Trabalho do Professor e Aprendizagem dos Alunos na Percepção de Alunos e Professores
Autor(a): Ariela Fernanda Polido
Ano: 2016
Veja o trabalhoA Relação entre os Saberes e a Prática Pedagógica de uma Professora de Língua Portuguesa: um Estudo de Caso
Autor(a): Letícia Maria de Barros Lima Viviani
Ano: 2016
Veja o trabalhoA Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a Criança no Foco das Investigações
Autor(a): Fabiana Fiorim Checconi
Ano: 2016
Veja o trabalhoA Voz do Egresso de Pedagogia: Elementos para a Compreensão da Formação, Identidade Docente e Inserção no Mercado de Trabalho
Autor(a): Celene de Fátima Oliveira
Ano: 2016
Veja o trabalhoAdolescente em Liberdade Assistida: Análise Quanto às Dificuldades de (Re)Inserção na Rede Regular de Ensino Público em um Município do Interior Paulista
Autor(a): Valquiria Nicola Bandeira
Ano: 2016
Veja o trabalhoAnálise da Tecnologia nos Dias Atuais e a Relação Alunos e Professores Diante Desse Uso em Sala de Aula
Autor(a): Paula Cristina Straccini
Ano: 2016
Veja o trabalhoAtlas Escolar Municipal - Construindo Propostas Viáveis para a Sala de Aula
Autor(a): Ana Paula Sene Milanezi
Ano: 2016
Veja o trabalhoAvaliação de Desempenho Individual: um Estudo do Uso da Ferramenta Feedback 360º
Autor(a): Joelma Maria da Silva
Ano: 2016
Veja o trabalhoAvaliação Institucional: um Novo Olhar no Avaliar, Múltiplos Instrumentos, Diferentes Momentos e Diferentes Agentes
Autor(a): Antonio Pinto do Nascimento Neto
Ano: 2016
Veja o trabalhoDesenvolvimento de um Protótipo de Jogo Eletrônico de Auxílio a Alfabetização: uma Proposta a partir dos Métodos Fônico e das Boquinhas
Autor(a): Mauro Donizeti Verga
Ano: 2016
Veja o trabalhoEnsino de Ciências da Natureza na Educação Infantil entre o Currículo Prescrito e o Currículo Modelado
Autor(a): Solange Santos Ferreira dos Reis
Ano: 2016
Veja o trabalhoJogos Empresariais Vivenciais e Digitais: uma Proposta Híbrida de Ensino para Dinamizar a Educação Empreendedora dos Jovens
Autor(a): Roberto Augusto dos Santos
Ano: 2016
Veja o trabalhoO Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio Regular na Rede Pública: da Regulamentação Externa à Regulação Interna
Autor(a): Antonio Felicio Filho
Ano: 2016
Veja o trabalhoO Gestor Universitário Público: Conduta, Tomada de Decisões e Mediação de Conflitos
Autor(a): Adailton Borges de Oliveira
Ano: 2016
Veja o trabalhoO IDESP como Elemento Central na Formação em Serviço dos Professores e Gestores Escolares da Rede Pública Paulista de Ensino Regular
Autor(a): Renata Vanzo Ruiz
Ano: 2016
Veja o trabalhoO Impacto da Expansão Provocada pelo Programa Reuni na Estrutura Organizacional da Universidade Federal de São Carlos
Autor(a): Patrícia do Espírito Santo Fonseca Lourenço
Ano: 2016
Veja o trabalhoO Professor de Apoio à Aprendizagem e a Organização do Trabalho Escolar
Autor(a): Tiago Augusto Soares Pereira
Ano: 2016
Veja o trabalhoParticipação Democrática na Gestão de uma Instituição Federal de Ensino Médio Tecnológico
Autor(a): Heloisa Zago Vilela
Ano: 2016
Veja o trabalhoPrática Pedagógica e Interação Professor-Aluno na Educação Infantil: Percepção de Professores
Autor(a): Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes
Ano: 2016
Veja o trabalhoToda Mafalda: Contribuições para o Ensino da Filosofia
Autor(a): César Wiliam Furqui Massoco
Ano: 2016
Veja o trabalhoVozes e Olhares de Estudantes e Professores Participantes de uma Proposta Pedagógica do 2º Segmento da EJA em Manaus/AM
Autor(a): Maria Daise da Cunha Matos
Ano: 2016
Veja o trabalhoComo e Onde o SARESP Transforma as Práticas Pedagógicas dos Professores da Rede Pública Paulista de Ensino Regular
Autor(a): Jefferson Luis Brentini da Silva
Ano: 2015
Veja o trabalhoO Brincar nas Formações Continuadas em Serviço Oferecidas aos Professores da Pré-Escola
Autor(a): Fernando Diana
Ano: 2015
Veja o trabalhoO Olhar Feminino sobre o Futebol: das Questões de Gênero à Reestruturação do Habitus no Interior da Escola
Autor(a): Marina Toscano Aggio
Ano: 2015
Veja o trabalhoPerspectiva dos Alunos sobre a Prática Docente na Habilitação Profissional de Técnico em Administração: Analisar para Fazer Avançar
Autor(a): Elvio Carlos da Costa
Ano: 2015
Veja o trabalhoSaiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI