Para acertar na hora de decidir

(*) Fonte - Guia do Estudante

Os dez conselhos vão ajudar você a fazer a sua escolha com mais tranquilidade.

  1. As profissões também entram na moda. Por isso, pense antes de escolher, porque seu interesse por elas pode também ser passageiro.
  2. Testes sem comprovação científica podem deixar você ainda mais confuso. Só acredite naqueles elaborados por quem realmente entende do assunto, como os especialistas em orientação profissional, vocacional.
  3. A influência dos pais sempre existe (e no seu caso pode ser até muito forte), mas lembre-se de que você é capaz de tomar uma decisão, pesando bem todos os fatores.
  4. Não se sinta culpado por ainda não ter se decidido. Esse é um momento de pressão, natural nessa etapa da vida, que vai passar.
  5. Tenha coragem de questionar escolhas que pareçam definitivas.
  6. Analise as coisas de que você gosta e imagine aquelas nas quais você gostaria de trabalhar, sabendo separar o que é lazer e o que é profissão.
  7. Não confunda a escolha da profissão com habilidade: você pode gostar de geografia e tirar boas notas e não ter a menor vontade de dar aulas.
  8. Conheça o máximo possível das profissões e do mercado de trabalho em que elas se encaixam.
  9. Desenvolva o autoconhecimento, pensando em você, descobrindo quais são seus interesses e suas habilidades, perguntando-se por que deseja seguir determinada carreira.
  10. Nunca tome uma decisão com base em apenas um fator de influência, como vontade dos pais, facilidade em uma matéria, os amigos também vão cursar, a profissão dá dinheiro. Decida-se por aquela carreira que reúna o maior número de pontos positivos.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N