Realidade profissional

(*) Fonte - Guia das Profissões

As profissões são muitas e para não se perder, relacione as que você pensou um dia em escolher, analisando bem os interesses que o levaram a escolher cada uma delas.

Procure por profissionais das determinadas áreas relacionadas e converse com eles, saiba muito sobre a sua rotina.

Procure também conhecer os perfis de um profissional e veja em qual deles você se encaixa:

Agregador - está sempre pronto a ajudar, não tem problemas de relacionamento, sabe trabalhar em equipe, sabe ouvir, sabe aceitar sugestões e compartilhá-las.

Criativo - tem espírito criativo e inventivo, gosta do que é novo, está sempre buscando.

Estrategista - é criterioso e age com cautela, estabelece objetivo a cumprir, define ações, gosta de planejar para por em prática.

Empreendedor - tem uma visão ampla, geral do mundo, percebe além e cria oportunidades de negócios, está sempre atualizado, buscando novidades.

Imediatista - procura sempre trabalhar com prazer, é ágil, impulsivo, gosta de resultados imediatos e está sempre a buscá-los.

Líder - nem sempre o líder é o chefe, mas tem visão estratégica e sabe reunir para um trabalho de equipe, preocupando-se com os resultados. Procura sempre tirar proveito de recursos financeiros, tecnológicos ou do mercado.

Não existem profissões do futuro, existem sim, profissionais do futuro.

O mercado de trabalho pede profissionais competentes, equilibrados, autoconfiantes, com iniciativa, que saibam lidar com surpresas, decididos, comunicativos e que saibam trabalhar em equipe, atenciosos, ativos, com formação contínua, e que saibam principalmente aprender a fazer.

O profissional deve ser polivalente, ético, flexível e com capacidade de adaptação. Por essas e outras, agora você já sabe, procure conhecer o maior número possível de profissões, conversar com profissionais, navegar na internet, ler revistas, jornais, informe-se o mais que puder.

Um outro aspecto que você deve considerar ao escolher uma profissão é a realização pessoal, porque quem gosta do que faz com certeza será sucesso Por outro lado, quem escolhe uma profissão visando o ponto de vista financeiro, acaba se transformando em um profissional medíocre com grande dificuldade em conseguir uma colocação.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N