NUPEDOR

Histórico

O Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (NUPEDOR) foi formado em 1989 por um grupo de pesquisadores da FCL/UNESP - Campus de Araraquara. Unia-os a preocupação comum no estudo dos processos sociais agrários complexos que se desenvolvem no Estado de São Paulo. Nesta trajetória de muitos anos, o NUPEDOR, sob a liderança das Profas. Doutoras Vera Lúcia S. Botta Ferrante e Dulce C. Andreatta Whitaker, capitaneou importantes pesquisas acerca dos assentamentos rurais paulistas, como o primeiro censo de assentamentos realizado no Estado.

O Núcleo também é responsável pela publicação “Retratos de Assentamentos”, cuja primeira edição é de 1994. Este periódico especializado tem se debruçado sobre as diferentes dimensões do rural, buscando, dessa forma, explicitar exatamente a multidimensionalidade da realidade.

Desde 2003, o NUPEDOR passou a ter sua sede junto ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara (Uniara).

Desde muito cedo, o NUPEDOR tem se associado a outros grupos de pesquisa e Instituições, no intuito de ampliar a rede de intercâmbio e o alcance empírico de suas análises. Destacam-se, neste sentido, as parcerias com o ITESP, o INCRA e o NEAD/MDA, bem como os trabalhos de pesquisa conjunta com o Centro de Pesquisas e Estudos Agrários (CPEA), da FFC/UNESP - campus de Marília - e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular (GEPEP), da FCT/UNESP - campus de Presidente Prudente. Além desses grupos, o NUPEDOR cultiva um profícuo diálogo com a Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI/UNICAMP, com a qual intercala a realização de eventos acadêmicos especializados nos estudos sobre reforma agrária.

Sua rede de intercâmbio, no entanto, não se esgota por aí, sendo um grupo de pesquisa que se faz presente nos mais importantes fóruns acadêmicos que discutem as linhas da pesquisa social no rural brasileiro.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N