Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente

Histórico

A proposta do Programa - Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, foi recomendado pela Capes em 2004, junto ao Comitê Interdisciplinar, como mestrado. O curso de Doutorado foi autorizado em 2014, resultou do aperfeiçoamento da proposta inicial, tanto pela reafirmação de seu pressuposto básico, qual seja a noção de que a complexidade dos problemas gerados pela conjugação entre dinâmica do desenvolvimento territorial e meio ambiente impede os equacionamentos isolados das suas vertentes, remetendo necessariamente a uma abordagem relacional e sistêmica, quanto pelo encaminhamento de sua agenda de pesquisa envolvendo temas voltados ao estudo das relações entre Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente. A área de concentração em “Desenvolvimento Territorial e Alternativas de Sustentabilidade”, tem claramente dimensão interdisciplinar, sendo sustentada por duas linhas de pesquisa, Dinâmicas Territoriais, Políticas Públicas e Vulnerabilidade Social e Território e Meio Ambiente que se entrecruzam, explicitando a proposta interdisciplinar do curso. A experiência tem demostrado que o doutorado tem demanda e tem se revelado uma proposta inovadora no interior do Estado de São Paulo.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/desenvolvimento-territorial-meio-ambiente/apresentacao/historico/