Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente

Infraestrutura

A infraestrutura do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Uniara é formada por um núcleo de uso exclusivo, compreendendo laboratórios, salas de professores, sala de reunião e espaço para pesquisa e estudo, e conta também com laboratórios e outras estruturas de apoio que atendem às aulas práticas dos cursos de graduação e às atividades de pesquisa e extensão da Instituição.

Os laboratórios de uso exclusivo do programa foram organizados com a finalidade de subsidiar o desenvolvimento das pesquisas dos mestrandos e fortalecer as linhas de pesquisas. Nesse sentido, foram criados os laboratórios de “Análise Ambiental” ligado à linha de pesquisa Gestão de Território, o laboratório de “Estudos Socioeconômicos” e o Observatório do Desenvolvimento Local do Centro Paulista, vinculados à linha de pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento.

O laboratório de Análise Ambiental tem por finalidade manter um banco de dados com informações qualitativas e quantitativas dos recursos hídricos da região, alimentado continuamente pelas pesquisas dos alunos do programa. O laboratório dispõe de uma área de 27 m², com três microcomputadores nos quais estão instalados softwares de bancos de dados (“Open Office”) e de sistema de informações geográficas (“SPRING, IDRISI, CARTALINX”). As análises físicas, químicas, biológicas e microbiológicas são realizadas em parte nos laboratórios de Biodiversidade, Biologia e Microbiologia existentes na Uniara, no próprio laboratório com um Microscópio Nikon Eclipse e200POL (tubo trinocular/ P-TT) com sistema de captação de imagens "OP 5.0 USB)” com adaptador trinocular e lente redutora Optifocus 0.66X para microscópios Nikon e também por meio de convênios e parcerias celebradas com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara - DAAE e com Instituto de Química de Araraquara-UNESP.

O laboratório de Estudos Socioeconômicos é responsável pela organização e manutenção de um banco de dados de indicadores e informações estatísticas sobre o desempenho da economia regional, o qual dá suporte às pesquisas em andamento no mestrado. Sua estrutura está acomodada em uma sala 140,83 m², com 03 Microcomputadores, 01 impressora e 1 Scanner de mesa da marca.

O espaço físico destinado ao Núcleo Desenvolvimento Local é constituído de duas salas, uma hospedando a Coordenação Geral, juntamente com os bolsistas e outra destinada às reuniões e workshops.

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Documentação Rural, NUPEDOR, é constituído de duas salas, dispõe de uma biblioteca especializada sobre assentamentos, desenvolvimento rural, agroecologia e agroecosistemas e uma área na Fazenda Escola da Uniara, destinada ao Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia para pesquisas e experimentos na área de Agronomia, voltada ao Desenvolvimento rural.

Os computadores interligados permitem acesso a bases de dados internos e externos à instituição, com especial utilização de programas estatísticos relacionados ao desenvolvimento das atividades dos três grupos de pesquisa e permitem informações sobre indicadores ambientais, socioeconômicos e sócio demográficos.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/desenvolvimento-territorial-meio-ambiente/apresentacao/infraestrutura/