Pergunte ao Mestre

Caro mestre,

Peço-lhe que com toda a sabedoria tire minhas dúvidas. Noites de sono estão sendo perdidas, até fome deixei de ter.

Preciso de respostas diretas que me tirem desse vale sombrio.


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Perguntas e Respostas


∙ Pergunta: Liguei em uma empresa de comunicação visual para orçar um luminoso e o cara me perguntou se é Back Light e Front Light. Que negócio é esse? (pergunta enviada por Raphael Cintra Leite)

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Como o próprio nome já diz, o luminoso ou painel publicitário pode ser iluminado pela frente (front, em inglês) quando astes sustentam holofotes que permitem que o painel possa ser visualizado a noite. A mesma coisa acontece no back (do inglês, trás) quando o painel recebe a iluminação por trás e, como a lona é translúcida, todo seu conteúdo também pode ser visualizado a noite.

Professor Samuel



∙ Pergunta: É logotipo ou logomarca? É tudo a mesma coisa? (pergunta enviada por Bruno Ornelas)

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Essa discussão da diferença dos termos existe só no Brasil. O certo é logotipo e marca. Em grego, "logos" quer dizer significado, conceito e "typos”, quer dizer símbolo ou figura. A marca tem um significado abrangente, que vai além de uma representação gráfica. Ela traduz a essência da empresa, um conceito que é transmitido e fica gravado no imaginário das pessoas. Logomarca é um neologismo que surgiu da junção da palavra logo e marca, por isso é um termo redundante, mas tem quem defende o uso de um e do outro. Logotipo ou a abreviação "logo" refere-se a representação gráfica.

Professor João Assis



∙ Pergunta: Eu posso trabalhar com dois clientes concorrentes? São duas pizzarias da minha cidade! (pergunta enviada por Kauana de Melo)

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Pelo Código de Ética do Publicitário, que tem o aval da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda, não é permitido ter dois clientes do mesmo segmento. Em alguns casos, comunicados antecipadamente aos dois concorrentes, abre-se uma exceção quando são campanhas diferentes onde não haverá choque de conceitos ou semelhanças que criem uma situação de comparativos. Por exemplo, uma pizzaria quer mudar seu visual, desde a logo até a identidade completa, que é um Job de Branding, voltado apenas para revitalização de marcas. E a outra tem as campanhas promocionais da semana, com preço, cardápios etc. Em alguns casos, isso é permitido mas apenas comunicando os dois clientes e os mesmos autorizando.

Infelizmente Kauana, com a crise do mercado e a "lei da sobrevivência", tem muitas agências em desespero, atacando de todos os lados e atendendo 2, 3, até 4 concorrentes ao mesmo tempo e esquecendo a ética.

Professor Montenegro

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