Ageuniara

CDCC de São Carlos é opção para aprendizagem lúdica e gratuita

Por: TATHIANE FÁTIMA SOUSA

25/04/2018

O Centro de Divulgação Científica e Cultural de São Carlos (CDCC), criado pela Universidade de São Paulo (USP), é um espaço que estabelece uma relação entre cidadão e universidade, experimentando e conectando ciência e tecnologia. A Instituição utiliza  equipamentos e capacidade científica e tecnológica da USP para atrair o público.

O CDCC é um ambiente cujo principal objetivo é estabelecer o vínculo entre a Universidade de São Paulo e a comunidade, facilitando o acesso da população aos meios e aos resultados da produção científica e cultural da Universidade, despertando nos cidadãos, em especial nos jovens, o interesse pela ciência.

Dentre as diversas atividades oferecidas, o Centro possui um espaço voltado para exposições de ciências, espaço de física (possui experimentos que demonstram fenômenos físicos), jardim de percepção (um espaço divertido onde os sentidos humanos são elementos essenciais para interpretar a ciência nos objetos), uma casa maluca (casa na vertical que estimula a percepção da gravidade) e o setor de astronomia (observatório que possui telescópio, para analisar a imensidão do céu).

O CDCC disponibiliza, além de experimentos, visitas técnicas para percepção e interpretação da ciência para toda a população de forma totalmente gratuita. Os visitantes são atraídos pelo fato do espaço ser diferente do padrão escolar, que possui elementos dinâmicos, diferentes e estimulantes que despertam a vontade de experimentá-los.

Para Camila Xavier, visitante do CDCC, o espaço é acessível e atrativo pelo fato de ensinar de forma diferente. “Tudo que sai da rotina se torna mais interessante, é uma forma de aprender sem estar na sala de aula e que chama muito mais atenção dos alunos”, afirma ela.

Salete Linhares Queiroz, diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural, diz que “grande parte do público que procura e participa das atividades oferecidas pelo CDCC é composto por alunos de escolas públicas que não costumam ter fácil acesso a ambientes educacionais como o CDCC.  Além disso, por ser uma entidade pública, já é financiada justamente por essa população e oferecer os seus serviços gratuitamente é um pressuposto desse tipo de instituição”, relata.

Alice Carini, visitante do Centro, acredita que “além de ampliar os objetivos dos alunos e visitantes, o espaço deixa um acesso mais fácil para quem tem interesse em aprender. Nunca participei de experiências parecidas em outros lugares, o CDCC desperta o desejo de aprender mais”, diz.

Para Queiroz, “o CDCC é sem dúvidas, um centro de referência, bastante conhecido nacional e internacionalmente por suas atividades educacionais, que vão desde espaços de exposições permanentes de ciências, criação e produção de exposições cientificas itinerantes até a formação de professores por meio de cursos de extensão e especialização”, expõe.

O CDCC, por ser da Universidade de São Paulo, vinculado ao Instituto de Física de São Carlos, ao Instituto de Química de São Carlos e à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, torna-se uma opção para professores, alunos, jovens ou terceira idade buscarem conhecimento de maneira dinâmica. Além de possuir atributos tecnológicos e científicos, o centro se destaca pela forma lúdica utilizada ao transmitir conhecimento.

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/