mostrar mensagem ]

Comunicado aos alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Informamos aos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia que estão abertos os cadastros para alunos que queiram participar da ação estratégica “O Brasil conta Comigo”. O edital recruta interessados em contribuírem com o Brasil nesse momento, de maneira regulamentada nos instrumentos legais.

O aluno que tiver interesse em se inscrever (e que for selecionado), terá vários benefícios pedagógicos descritos nas portarias do MEC e do Ministério da Saúde. Ademais, haverá remuneração oferecida pelo Ministério da Saúde para os selecionados.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Informações oficiais (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Estão circulando na internet imagens falsas de um comunicado em nome da Uniara. Para certificar-se de que uma mensagem é verdadeira, acesse diretamente de seu computador nosso site através do endereço https://www.uniara.com.br/.

Os comunicados oficiais da instituição serão sempre publicados em nosso site.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente

Egressos

Como política institucional, a Uniara promoveu a sistematização de canais permanentes entre o Programa e os alunos egressos. A instituição tem investido em várias frentes, entre elas, destaque para a elaboração de pesquisa periódica sobre os temas: aperfeiçoamento e diferenciação na área de atuação, novas oportunidades profissionais e o ingresso na vida acadêmica. Recentemente, o acompanhamento dos egressos via redes sociais têm demonstrado excelentes resultados, agilizando o contato e obtenção das informações. Com base na análise das informações colhidas dos últimos quatro anos, constatamos que a grande maioria dos alunos afirma a conclusão do Curso de mestrado proporcionou ganhos significativos na sua capacidade de pesquisa e de análise crítica, além de potencializar o uso metodologias de pesquisa e enriquecimento cultural, contribuindo, desta forma, para o crescimento e aprimoramento da atuação profissional.

Quanto ao resultado da inserção do “produto do trabalho” do egresso destacam-se as seguintes aplicações de maneira sistematizadas e como exemplos podem ser destacados os seguintes desdobramentos profissionais:

  1. Atuação de ex-aluno egresso do PPDRMA como gestor da Incubadora de Empresas do Município de Araraquara;
  2. Atuação de ex-aluno egresso do PPDRMA junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico do Município de Araraquara;
  3. Egressos que atuam como gestores públicos: na Secretaria de Finanças Prefeitura de Bauru (SP); da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Bauru (SP), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Matão (SP), no Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (DAAE), na Secretaria Municipal de Agricultura de Araraquara (SP), no Banco do Brasil. Ainda no âmbito público, ressalta-se a atuação como consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE - SP) e como pesquisador da EMBRAPA - São Carlos;
  4. Mestres que atuam como gestores em instituições privadas, entre as quais, a Cooperativa de Cafeicultores e Citricultores de São Paulo e Minas Gerais a própria Uniara (Gestor de Projetos, Coordenação do Biotério, Coordenação EAD); a CONSULCAT Consultoria e Assessoria Empresarial (Consultor);
  5. Egressos que atuam como docentes, coordenadores e/ou pesquisadores em diversas Instituições de Ensino públicas e privadas, como a própria Universidade de Araraquara (Uniara), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (IMES), o Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS), a Universidade Paulista (UNIP), Faculdade União das Américas (UNIAMERICA), SENAC Uberaba, UNIESP, ETEC Philadelpho Gouvêa Netto, SENAC Rio Preto, Faculdades Anhanquera, Faculdade EDUVALE Olímpia - SP, FATEC Taquaritinga, IFSP Matão, Tutor presencial UFMG, da UFRJ, como docente da pós graduação;
  6. Cabe ressaltar que, desde criação do nosso Programa, possibilitamos a inserção acadêmica dos egressos como docentes em diversos cursos de graduação e pós-graduação (Lato sensu), bem como o ingresso de 12 ex-alunos no curso de Doutorado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da própria instituição (Uniara). Além destes, temos 20 ex-alunos que ingressaram em Programas de Doutorado em outras instituições de ensino e pesquisa, tais como: Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ecologia Aplicada (Esalq/USP), Meio Ambiente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Geo Ciências (IGCE/UNESP de Rio Claro); Geografia (UFMG), Sociologia (UFSCAR), Engenharia de Produção (UFSCar), Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Alimentos da Faculdade de Farmácia (UNESP de Araraquara), Sociologia (IFCH/UNICAMP), Engenharia de Produção Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ciências Jurídicas y Sociales da Universidad Del Museo Social Argentino; Geografia na Unesp de Presidente Prudente e Universidade de Aveiros, Portugal. Atualmente, três ex-alunos do programa estão realizando o pós-doutoramento;
  7. O ex-aluno do programa Francisco Durães publicou em 2016 um livro com sua dissertação de mestrado: A “Pata do Boi” e os impactos ambientais na região do Araguaia Paraense. Editora Pacco Editorial.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/desenvolvimento-territorial-meio-ambiente/egressos/