[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

UNIARA

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal encontra-se estruturado em duas linhas centrais de pesquisa:

1. Medicina Regenerativa e Engenharia de Tecidos

Esta linha de pesquisa inovadora visa a contribuir com os avanços técnico-científicos e mercadológicos relacionados às estratégias terapêuticas, adotadas pela Medicina Regenerativa, aplicadas à reconstituição do tecido epitelial e do sistema musculoesquelético. Nas pesquisas desenvolvidas nesta linha serão exploradas as fases de planejamento de produtos (estabelecendo interface com empreendedorismo, inovação e estratégias de planejamento de projetos e produtos); desenvolvimento, aprimoramento, viabilização clínica e testes pré-clínicos (in vitro e in vivo) dos suportes bioativos produzidos para determinação e caracterização da função de suporte; sistema de liberação controlada de fármacos e peptídeos e sistemas de suporte, transporte e disponibilização celular. Compete ainda a esta linha o desenvolvimento de projetos envolvendo ferramentas de tecnologia do DNA recombinante, biologia celular e molecular relacionados às técnicas de extração de fatores de crescimento autólogos; sistemas biológicos de produção de peptídeos recombinantes (fatores de crescimento heterólogos) e utilização de cultura de células (linhagens) e células-tronco mesenquimais humanas (células-tronco derivadas de tecido adiposo e células-tronco derivadas de medula óssea, células-tronco derivadas da Bursa subacromial) direcionadas ao reparo epitelial, osteocondral, tendíneo e muscular.

2. Química Medicinal e Biopolímeros

A linha de pesquisa em Química Medicinal e Biopolímeros compõe um segmento de pesquisa amplo e emergente, direcionado, em especial, à Química Bioinorgânica e à Farmacologia. A Química Medicinal tem como objetivos centrais o planejamento, avaliação e síntese de novos fármacos, com base em química de coordenação para a produção de complexos metálicos com ligantes bioativos naturais, semissintéticos e sintéticos, com o uso de modelagem molecular ou não. Esta linha também tem como objetivo o estudo dos processos farmacocinéticos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação, e farmacodinâmicos, incluindo o seu mecanismo de ação geral e molecular e a construção de uma relação entre estrutura molecular e atividade farmacológica em seu aspecto qualitativo e quantitativo. A Química de Biopolímeros se destina à síntese de biomateriais derivados de polímeros naturais, como a celulose bacteriana, síntese de nanocompostos e dispositivos biológicos e tecnológicos, que podem ser utilizados como suporte de liberação controlada de fármacos e outras biomoléculas, como fatores de crescimento, constituindo uma interessante interface com a linha de pesquisa em Química Medicinal e Engenharia de Produção. Nas pesquisas desenvolvidas nesta linha, serão exploradas as fases de planejamento de produtos (estabelecendo interface com empreendedorismo, inovação e estratégias de planejamento de projetos e produtos), síntese de biopolímeros com potencial capacidade de funcionamento como suportes bioativos naturais, semissintéticos e sintéticos com uso potencial finalidade de suporte, sistema de liberação controlada de fármacos e insumos bioativos ou sistemas de transporte e disponibilização celular. Esta linha também se destina à síntese de novos complexos metálicos com potencial aplicação na terapia da dor e inflamação, terapia antimicrobiana, antiviral e antitumoral, associada ou não aos sistemas de liberação.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/biotecnologia-medicina-regenerativa-quimica-medicinal/sobre/linhas-pesquisa/