202402211806

Pesquisadores

Líderes

Hernane da Silva Barud possui doutorado e mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Graduado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF. Técnico em Química pelo Colegio Volta Redonda-RJ. Pesquisador associado a Universidade de Araraquara (Uniara) e coordenador do Laboratório de Biopolimeros e Biomateriais (BioPolMat). Pesquisador associado ao IQ/UNESP-Araraquara no Laboratório de Materiais Fotônicos e no Programa de PG em Ciencias Odontologicas, FOAR/Unesp. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Trent, Peterborough-Canadá no "Trent Centre for Biomaterials Research".
http://lattes.cnpq.br/7020467292690112

Eliane Trovatti graduada em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP Araraquara, Mestrado (2001) e doutorado (2006) em Biotecnologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Experiência em microbiologia com ênfase em microbiologia industrial e aplicada, incluindo isolamento de microrganismos de interesse industrial, fermentação para produção de antibióticos, isolamento e cultivo de microrganismos produtores de celulose, testes de susceptibilidade a drogas, produção de polímeros de interesse industrial (celulose bacteriana e kefirano). Experiência em síntese e purificação de peptídeos e polímeros convencionais, caracterização por cromatografia líquida (fase reversa, afinidade, exclusão molecular), análises térmicas, propriedades mecânicas de materiais, estruturais (FTIR e RMN) e morfológicas (MEV e AFM).
http://lattes.cnpq.br/0001438935762110

 

Pesquisadores

André Capaldo Amaral possui Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. As atividades de pesquisa são direcionadas à área de Biotecnologia aplicada a saúde, nas linhas de medicina regenerativa aplicada ao reparo musculoesquelético, química medicinal e biopolímeros, e à área de Ciências da Saúde na linha de Fisioterapia Esportiva, com ênfase no tratamento e prevenção das lesões musculoesqueléticas.
http://lattes.cnpq.br/0598732865615067

Wilton Rogério Lustri professor do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade de Araraquara - Uniara. Líder do Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa - QUIMMERA/Uniara e Coordenador do Laboratório de Biologia molecular e Química Medicinal Uniara.
http://lattes.cnpq.br/8058174156603507

Rosana Maria Nascimento de Assunção possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP - Faculdades de Ciëncias Integradas do Pontal. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Reciclagem de polímeros (Resíduos agroindustriais para a produção de derivados celulósicos e polímeros sintéticos como o poliestireno para produção de poliestireno sulfonado). É membro da Rede Mineira de Química, sendo a representante do Curso de Químca da FACIP/Campus Pontal UFU e representante suplente da UFU no comitê de discussões.
http://lattes.cnpq.br/9826939189216731

Cláudio Rodrigo Nogueira graduou-se em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande-MS). Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Química - Área de concentração de ambos: Química Orgânica - pelo Instituto de Química da UNESP de Araraquara. Foi bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/Capes) no Programa de Mestrado em Ciências dos Materiais da Universidade Federal do Piauí (UFPI/Teresina), e, em parceria com o Centro Universitário de Araraquara (Uniara; QUIMMERA: Laboratório de Química Medicinal e Medicina Regenerativa; Grupo de pesquisa BioPolMat), dedicou-se ao desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar que integrou as áreas de Materiais/Produtos Naturais. Atualmente, é Professor Adjunto A, Classe A, Nível 1, da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS.
http://lattes.cnpq.br/1917715172933893

Larissa Reis Brandão possui graduação em Química (bacharel com habilitação em química tecnológica e licenciatura) pela Universidade de São Paulo - USP (2001), mestrado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2004) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Atualmente é pós-doutoranda no programa de pós-graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB/MRQM da Universidade de Araraquara - Uniara. Tem experiência na área de Química (Físico-Química), com ênfase em Polímeros, Biomateriais, e Nanomateriais, atuando, principalmente, nos seguintes temas: nanoceluloses, casting, morfologia, funcionalização de compósitos, nanocompósitos poliméricos e (bio)impressão 3D.
http://lattes.cnpq.br/0310392040445229

Leticia Maria de Oliveira possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002), doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e um pós-doutoramento na área de tratamento biológico de resíduos, aplicado ao saneamento ambiental (2009), também pela UFPE. Atuou na área de Ciências dos Materiais, em projetos de pesquisa envolvendo o magnetismo e materiais magnéticos, materiais poliméricos, com ênfase em polímeros naturais e na elaboração de compósitos, bem como na área de biodegradabilidade e no estudo de microrganismos no tratamento de resíduos líquidos. Desde 2009 é docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente, é Professora Associada I. Nesses anos de docência, desenvolveu e coordenou diversos projetos na área de divulgação científica e ensino de Física, período no qual buscou inovações para o ensino das ciências, além do estabelecimento de diálogos entre a física, a arte e a cultura e suas representações da natureza. Também atua, desde 2003, no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). No momento, a docente vem realizando pesquisas na área de Ciências dos Materiais, com a produção de biofilmes e na síntese de nanopartículas metálicas por meio de extratos naturais.
http://lattes.cnpq.br/9272870213276367

Beatriz Ambrozini possui graduação em Química (com ênfase tecnológica) pela Universidade de São Paulo (IQSC-USP), mestrado e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/SP e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (IQSC-USP). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise Térmica (TG-DTA, TG/DTG, TG-FTIR, DSC) e Espectroscopia na Região do Infravermelho Médio (FTIR), Difração de Raios X, Microscopia Eletrônica de Varredura. Atua, principalmente, nos seguintes temas: síntese de complexos metálicos, comportamento térmico, caracterização e análises térmicas de fármacos e metalofármacos, biomateriais, sistemas de liberação controlada de fármacos em matrizes inorgânicas, biocerâmicas, ligas de Co-Cr. Temas relacionados: métodos de imobilização de biomoléculas, processo sol-gel, processo biomimético, síntese hidrotérmica-microondas, recobrimentos biocerâmicos, físico-química e inorgânica de materiais.
http://lattes.cnpq.br/7866226871540262

Gustavo Senra Gonçalves de Carvalho é bacharel, licenciado, mestre e doutor em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em síntese orgânica, catálise e ressonância magnética nuclear, atuando nos temas: desenvolvimento de moléculas bioativas utilizando carboidratos modificados, nucleosídeos, análogos do resveratrol e heterociclos como alvos. Na elaboração de ligantes utilizados na síntese de complexos metálicos atuando em colaboração com diversos grupos. E em catálise heterogênea, mais precisamente no desenvolvimento de novos catalisadores e novas metodologias de reações orgânicas. Além dos trabalhos com Elucidação Estrutural de novos materiais utilizando como principal ferramenta a técnica de ressonância magnética nuclear no estado sólido, trabalha em colaboração com diversos grupos de pesquisa do país. É um dos fundadores do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear no Estado Sólido do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, estando a frente da coordenação deste laboratório em associação com o Professor Alexandre A. Leitão nos anos de 2014 a 2018. Fez dois estágios de Pós-doutoramento, sendo o primeiro no Grupo de Físico-Química de Sólidos e Interfaces (GFQSI) entre 2011 e 2016 e o segundo no Grupo de Pesquisas em Metodologias Sintéticas (GPMS), ambos do Departamento de Química da UFJF-MG. Realizou estágio de pós-doutorado no Grupo de Peneiras Moleculares Micro e Mesoporosas no Instituto de Química da Unicamp entre agosto/2019 e fevereiro/2021.
http://lattes.cnpq.br/2944067055379207

Marina de Lima Fontes é doutora em Biociências e Biotecnologia aplicadas à Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara. Possui experiência em cultivo de células animais, desenvolvimento de anticorpos monoclonais murinos e confecção de sensores biológicos para a identificação de células metastáticas.
http://lattes.cnpq.br/7270392874958645

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /biopolmat/pesquisadores/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI