[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Obtenção de substituintes temporários (scafflods) baseados em biopolímeros (celulose, derivados celulósicos, quitosana, fibroína da seda) para aplicação na Engenharia Tecidual. Os scaffolds serão usados para expansão in vitro e in vivo de células de modo que possibilite a multiplicação e o crescimento destas células e o possível reparo do tecido. Diversas metodologias tem sido aplicadas, processo casting, liofilização, agentes formadores de poros e Prototipagem Rápida.
Nanoceluloses, a saber, celulose bacteriana (CB), nanocristais de celulose de celulose (CNC) e nanofibras de celulose (CNF) têm sido usadas como matriz e/ou agente de reforço para obtenção de dispositivos para sistema de liberação de fármacos. As propriedades das nanoceluloses tem sido modificadas pela incorporação de plastificantes, nanopartículas metálicas, agentes antimicrobianos, os quais podem ser de origem natural ou sintética.
O processo de coacervação é bastante empregado nas indústrias agro-químicas e alimentícia, cosmética e sobretudo farmacêutica. No entanto, esta metodologia tem sido pouca aplicada na preparação de dispositivos para a Engenharia Tecidual (ET) e sistema de liberação de fármacos (SLF). Essa linha dedica-se a preparação e caracterização de coacervatos para possível aplicação na ET, como Scaffolds, ou matriz para SLF.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI