202402211924

Linhas de Pesquisa

Obtenção de Scaffolds Baseados em Biopolímeros para Aplicação na Engenharia Tecidual

Obtenção de substituintes temporários (scaffolds) baseados em biopolímeros (celulose, derivados celulósicos, quitosana, fibroína da seda) para aplicação na Engenharia Tecidual. Os scaffolds serão usados para expansão in vitro e in vivo de células de modo que possibilite a multiplicação e o crescimento destas células e o possível reparo do tecido. Diversas metodologias tem sido aplicadas, processo casting, liofilização, agentes formadores de poros e Prototipagem Rápida.


Nanoceluloses como Dispositivos para Sistema de Liberação de Fármacos

Nanoceluloses, a saber, celulose bacteriana (CB), nanocristais de celulose de celulose (CNC) e nanofibras de celulose (CNF) têm sido usadas como matriz e/ou agente de reforço para obtenção de dispositivos para sistema de liberação de fármacos. As propriedades das nanoceluloses tem sido modificadas pela incorporação de plastificantes, nanopartículas metálicas, agentes antimicrobianos, os quais podem ser de origem natural ou sintética.


Obtenção de Coacervatos para Aplicação na Engenharia Tecidual e Dispositivos para Liberação de Fármacos

O processo de coacervação é bastante empregado nas indústrias agro-químicas e alimentícia, cosmética e sobretudo farmacêutica. No entanto, esta metodologia tem sido pouca aplicada na preparação de dispositivos para a Engenharia Tecidual (ET) e sistema de liberação de fármacos (SLF). Essa linha dedica-se a preparação e caracterização de coacervatos para possível aplicação na ET, como Scaffolds, ou matriz para SLF.


Controle Biológico

O uso de fungos entomopatogênicos ganhou destaque como bioinseticida nas últimas décadas. Desde então, estudos quanto a sua aplicabilidade como defensivo agrícola contra diversas espécies de artrópodes e a sua durabilidade, dinâmica populacional dos micoinseticidas e das pragas alvo começaram a ser desenvolvidas. Essa linha dedica-se à obtenção de sistemas de liberação/encapsulamento de microrganismos (fungos, bactérias, etc.) usando leito fluidizado, spray dryer, assim como avaliação do tempo de prateleira (shelf life) dos sistemas microencapsulados obtidos.


Empreendedorismo

Tal linha objetiva avaliar aspectos relativos à Inovação e Empreendedorismo em Biotecnologia. Identificar e mapear as estratégias de empreendedores com empresas nascentes na academia que já possuem lastro no mercado. Construir modelos que sirvam de estímulos e de forma de capacitação para pesquisadores e futuros empreendedores. Geração de materiais didáticos (programas de TV e rádio), projetos de extensão universitária que estimulem o empreendedorismo.

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /biopolmat/linhas-de-pesquisa/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI