202110180340

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Sobre

O Grupo de Pesquisa em BioPolímeros e Biomateriais (BioPolMat), alocado na Universidade de Araraquara - Uniara vem se dedicando à produção de nanocompósitos biopoliméricos utilizando processos “bottom up e top down", os quais são caracterizados por ensaios físico-químicos, ensaios in vitro e in vivo. Os novos materiais têm sido aplicados à Medicina Regenerativa, Química Medicinal, Alimentos, Biofotônica, e Controle Biológico. O grupo busca, ainda, o fortalecimento da Interação universidade-empresa, por meio de editais de pesquisas em parceria, depósito de patentes e processos de transferência de tecnologia, levando, portanto, a ações concretas de empreendedorismo.

Em parceria com pesquisadores de IES do Brasil e exterior, o BioPolMat possui financiamento de diversos órgãos de fomento, a saber: FAPESP, CNPq, Finep, CAPES, Embrapii, FIPT-IPT, Inova Fiocruz e Royal Academy of Engineering London (Programa LIF). Além disso, o BioPolMat é um grupo associado a redes de pesquisa como CEPOF-FAPESP e ao INCT-Fotônica/CNPq.

Pode-se destacar a colaboração com diversos grupos de pesquisa ao redor do mundo, apenas para citar alguns: Dra. Agnieszka Tercjack (UPUV-País Basco), Dr. Orlando Rojas (UBC-Canadá), Dr. Guillermo Castro (Max Planck - Argentina), Bernardo Domingues (UBath-Inglaterra), entre outros.

O BioPolMat posssui estrutura laboratorial para crescimento e purificação de microorganismos (fungos, bactérias, etc.). Está muito bem equipado para síntese e nanocompósitos por meio dos processos “bottom up e top down" (extrusora e impressoras 3D, reator hidrotérmico, bomba de seringa, forno tubular, mufla, etc.). Para caracterização físico-química e ensaios in vitro dos nanocompósitos, o BioPolMat possui Analisador Térmico, Reômetro, Espectrofotômetro, dissolutor, célula de Franz, etc. A expansão do BioPolMat levou à criação do LATEF (Laboratório de Tecnologias Farmacêuticas), onde foi adquirido um Spray Dryer, Leito Fluidizado, e uma Câmara Climática. Esses equipamentos possibilitam a obtenção de sistemas de liberação/ encapsulamento de fármacos e microrganismos, assim como avaliação do tempo de prateleira (shelf life) dos sistemas obtidos.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /biopolmat/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI