202404292012

Notícias

Docente de Biotecnologia da Uniara é convidado para ser editor de edição especial de periódico internacional

Publicado em: 05/04/2024

O professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Rodrigo Alvarenga Rezende, foi convidado para ser editor de uma edição especial do periódico internacional Journal of Functional Biomaterials, intitulada “Three-Dimensional Printing Technology in Medical Applications” (“Tecnologia de Impressão Tridimensional para Aplicações Médicas”). A submissão de artigos está aberta até o dia 30 de junho, pelo link https://abrir.link/TbaQD.

“Essa edição especial, pertencente à seção ‘Biomaterials and Devices for Healthcare Applications’ – ‘Biomateriais e dispositivos para aplicações à assistência médica’ -, reúne artigos originais em amplas áreas relacionadas à impressão tridimensional - 3DP, incluindo processos e processamento, planejamento de processos, materiais - biomateriais, pós-processamento, hardware e software, dispositivos, simulação computacional, imagem, engenharia de tecidos, bioimpressão, biofabricação, medicina impressa, questões regulatórias, ética, aplicações e outros tópicos de interesse”, detalha Rezende.

Ele menciona que “a 3DP ou manufatura aditiva é uma tecnologia de inovação revolucionária, que abrange uma ampla gama de processos de produção”. “Pode gerar dispositivos físicos automaticamente com base em modelos computacionais. Esses processos são baseados na deposição, normalmente camada por camada, utilizando-se materiais – biomateriais - desde polímeros até metais, cerâmicas e compósitos”, acrescenta.

Além dos biomateriais convencionais, o 3DP inclui, segundo ele, materiais como células, esferóides, fatores de crescimento, macromoléculas etc., “como uma tentativa de imprimir tecidos que saem, potencialmente abordando a escassez de transplantes de órgãos”. “A impressão tridimensional evoluiu rapidamente de um conceito novo para uma ferramenta crucial na prática médica nos últimos vinte anos. Permite a criação de modelos, implantes e dispositivos altamente precisos e específicos do paciente”, destaca.

Nesse contexto, “os cirurgiões agora contam com modelos anatômicos impressos em 3D para planejar procedimentos complexos e aprimorar sua compreensão da anatomia específica do paciente”. “Essa tecnologia também inaugurou uma nova era de implantes e próteses personalizados, resultando em maior conforto e resultados para o paciente. Além disso, os avanços do 3DP permitiram modelar mais de perto a morfologia dos tecidos por meio de andaimes, permitindo-nos compreender melhor a interação tecido-andaime, bem como os processos biodegradáveis que podem ocorrer durante a fase regenerativa”, explica o docente.

Rezende conta que, além das aplicações cirúrgicas, a impressão 3D abriu caminho para sistemas personalizados de administração de medicamentos, permitindo formulações de medicamentos sob medida. “A bioimpressão, uma variante da impressão 3D, é uma promessa imensa para a engenharia de tecidos e a criação de tecidos e órgãos humanos funcionais. Desafios como a regulamentação e a relação custo-eficácia devem ser superados, e a investigação e o desenvolvimento em curso prometem ultrapassar os limites do que é possível alcançar com a impressão 3D na medicina. À medida em que essa tecnologia continua a amadurecer, está preparada para causar um impacto profundo no atendimento ao paciente, na pesquisa e na educação médica”, finaliza.

Além de Rezende, os outros editores da edição especial do periódico internacional Journal of Functional Biomaterials são os professores do Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer, Jorge Silva e Juliana Daguano, e o docente da Universidad Simón Bolívar, da Venezuela, Marcos Sabino.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI