202404270536

Notícias

Docentes do Mestrado em Engenharia de Produção da Uniara integram projeto sobre soluções de problema de faturamento e picking em sistemas Picker-to-Parts

Publicado em: 18/03/2024

O coordenador e os professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Mestrado Profissional da Universidade de Araraquara – Uniara, respectivamente José Luís Garcia Hermosilla, Bruna Cristine Scarduelli Pacheco e Anderson Rogério Faia Pinto, além de professores de outras instituições de ensino, são integrantes do projeto “Soluções para o problema de faturamento e picking em sistemas Picker-to-Parts”, que recentemente recebeu recursos de custeio e de capital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

“Esse projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver extensões, ou melhor, adaptar os métodos de otimização propostos à solução dos problemas de faturamento e Picking em sistemas Picker-to-Parts. Esses problemas são denominados Optimized Billing Sequencing - OBS e Optimized Picking Sequence – OPS, e estão presentes na realidade da maioria dos armazéns logísticos no Brasil. Portanto, os referidos métodos de otimização visam a maximizar o faturamento e minimizar o tempo e o custo total dos sistemas de picking em armazéns de coleta manual”, explica Hermosilla.

Ele detalha que picking “é o processo de planejar e coletar produtos dos seus locais no armazém para serem conferidos, embalados e expedidos, de modo a atender satisfatoriamente aos pedidos dos clientes internos ou externos”. “Esse projeto já está em andamento. A pesquisa em questão foi realizada inicialmente pelo professor Anderson na Escola de Engenharia São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC-USP e será continuada no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara, e com a participação de estudantes e pesquisadores do Programa”, salienta.

Mais especificamente, a participação do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção está, de acordo com o coordenador, na busca por inovações em modelagem e algoritmos, e na implementação de Métricas de Avaliação de Desempenho e Resultados. “Além disso, irá identificar as principais lacunas e trade-offs chaves e fornecer insights e direções para futuras pesquisas que resultem em métodos de otimização melhor adaptados à realidade dos atuais armazéns logísticos no Brasil”, completa Hermosilla.

Ainda segundo ele, o projeto irá intensificar as parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais e fortalecer tanto o desenvolvimento científico quanto os intercâmbios que fortaleçam essa linha de pesquisa com o Brasil. “As contribuições têm o potencial de gerar melhorias na eficiência dos armazéns, aumento da satisfação do cliente, a vantagem competitiva para as empresas e o avanço do conhecimento científico no Brasil”, finaliza o professor.

Além da Uniara e da USP, o projeto também envolve a Université de Lorraine, da França, e a Universidad Católica del Norte, do Chile.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Mestrado Profissional da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelos e-mails mestradoengenharia@uniara.com.br e lpoliveira@uniara.com.br ou pelos telefones (16) 3301-7338 e (16) 3301-7341.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI