202404262058

Notícias

Doutorando do PPG-DTMA da Uniara apresenta estudo em simpósio internacional

Publicado em: 26/07/2018

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Loria Leoni, apresentará um estudo, em andamento, no “V Simpósio Internacional CONSINTER de Direito — Universidad Complutense de Madrid— El Derecho y la Empresa”, que será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, em Madrid, na Espanha. O trabalho é orientado pelo professor Hildebrando Herrmann.

“O artigo é parte do desenvolvimento de pesquisa de minha tese sobre compliance, que trata do regramento a ser observado em inúmeras atividades, sobretudo na área empresarial, com relacionamento público-privado, o que delineia a necessidade da atuação responsável pela questão legal e, principalmente, pela questão moral, com atos comparativos e modificativos na mentalidade e atuação do brasileiro. Isso deixa de lado uma cultura prejudicial da vantagem em detrimento a direitos alheios e coletivos, adequando-se aos novos regramentos da lei anticorrupção brasileira, o que possibilita demonstrar e defender uma necessária e real mudança do critério que macula a imagem de nosso país”, explica Leoni.

Ele aponta que as atividades empresariais “necessitam de um jurídico consultivo e um mediador não só dos atos que buscam o lucro como único meio de desenvolvimento da empresa, mas, sobretudo, o desenvolvimento da companhia também pela boa imagem e assunção das falhas e suas resoluções, frente ao desenvolvimento de critérios de compliance com aplicação efetiva em sua funcionalidade”. “Essa é a nova mentalidade jurídica que se deve buscar e, acreditando nisso, é que desenvolvo a referida pesquisa, defendendo e buscando tal atuação pessoal e profissional”, comenta.

O Simpósio, de acordo com o doutorando, é de extrema importância na comunidade jurídica “e na educação e pesquisa como um todo”. “Ter a satisfação de ver seu trabalho reconhecido pelo alto crivo do Conselho Editorial do evento, consubstanciado por juristas brasileiros e espanhóis, é incomensurável, pois demonstra o reconhecimento da dedicação do estudo e a oportunidade em expor uma nova realidade de nosso país”, declara.

Para Leoni, além da apresentação oral do trabalho, “também é uma honra ter publicado o artigo em revistas jurídicas científicas do Brasil, de Portugal e da Espanha, para poder levar nossa ideia a milhares de leitores e pesquisadores, além de outros indexadores de pesquisa, como o da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que é o órgão que avalia e reconheceu nosso programa de doutorado”. “Além das publicações nos canais citados, o artigo estará disponível nos indexadores Google Scholar, Latindex, REDIB, DOAJ, LivRe, Diadorim e Sumários.org”, completa.

Herrmann destaca que o conteúdo é inédito em termos acadêmicos. “O projeto ainda está em fase preliminar, e Leoni vai entrar em contato com pessoas da área para levantar mais informações. Temos que discutir uma análise da pesquisa e dirigi-la para seus objetivos. Vamos cuidar da questão ética do comportamento, mas ainda não foi definido o recorte. É um projeto inovador e bastante atual, se levarmos em conta o lado do empreendedorismo – ética e comportamento – e da esfera política. Acredito que vai conseguir um belo resultado em termos de expansão científica”, finaliza o docente.

Detalhes sobre o “V Simpósio Internacional CONSINTER de Direito — Universidad Complutense de Madrid— El Derecho y la Empresa” estão disponíveis no endereço https://consinter.org/madrid2018.
Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI