202404252153

Notícias

Relação entre professor e aluno é tema de palestra de curso de capacitação para docentes de Medicina da Uniara

Publicado em: 24/04/2018

A coordenadora pedagógica do curso de Medicina da Universidade de Araraquara - Uniara, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, ministrou a palestra “Relação professor e aluno: a questão da ética profissional”, no segundo encontro do curso “Capacitação Docente: Atualização e Fundamentos Didáticos e Pedagógicos”, direcionado aos professores da graduação. A atividade foi realizada nesta segunda-feira, dia 23 de abril, na unidade I da instituição.

“Foi uma abordagem geral dentro do universo da psicologia da educação, já que a ideia foi falar sobre a pedagogia do encontro entre o docente e o aluno, em sala de aula, no estabelecimento de uma relação que irá subsidiar o processo de aprendizado do estudante e, futuramente, sua relação com outras pessoas que encontrar em sua trajetória”, explica Cynthia.

Ela aponta que o curso é um marco histórico “porque é a segunda vez que conseguimos reunir os docentes da graduação para uma atividade de reciclagem e aperfeiçoamento, tentando trazer pontos de reflexão sobre a realidade do professor e seu papel enquanto educador, dentro da filosofia da escola, na formação do médico, que irá cuidar de vidas”. “A intenção é mostrar a importância que cada um tem dentro dessa ótica de capacitação”, diz.

A professora Viviane Ferreira conta que a duração do curso será de três meses – abril, maio e junho -, sempre às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Salão Nobre. Ela explica que os objetivos são: “oferecer aos profissionais docentes-assistenciais que atuam em sala de aula, conhecimentos éticos, administrativos e pedagógicos acercas da instituições de ensino superior e do curso onde atuam, no caso, o de Medicina; promover a melhoria da qualidade das funções de ensino, por meio de cursos de capacitação e atualização profissional, dando oportunidade ao corpo docente de aprofundamento e/ou aperfeiçoamento de seus conhecimentos didáticos; valorizar seus conhecimentos, e orientá-los a adotarem práticas pedagógicas inovadoras, como metodologias ativas, visando ao incremento dos padrões de qualidade de ensino”.

O próximo encontro será realizado no dia 7 de maio, com a palestra “Plano de Ensino: como elaborar?”, ministrada pelo docente Wilton Rogério Lustri.

O curso “Capacitação Docente: Atualização e Fundamentos Didáticos e Pedagógicos” é organizado por Cynthia, Viviane e pela professora Sônia Aparecida Gonçalves Pinnoti. “É importante ressaltar que a atividade é ministrada pelos próprios docentes de Medicina que atuam há mais tempo na universidade”, finaliza Viviane.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI