202403290338

Notícias

Alunos de Jogos Digitais da Uniara assistem a palestra sobre o processo criativo de um serious game

Publicado em: 19/05/2017

Na última quarta-feira, dia 17 de maio, alunos do primeiro e segundo anos do curso de Jogos Digitais da Universidade de Araraquara – Uniara assistiram à palestra “O processo criativo de um Serious Game: O Jogo do Herói”, ministrada pelo gamedesigner José Carlos Lima. A atividade foi realizada na unidade I da instituição.

“O ‘Jogo do Herói’ é uma maneira lúdica de se pensar nos grandes desafios do seu cotidiano, de forma focada e cheia de insights, com a participação de outras pessoas e uma linguagem filosófica e universal, mitologia”, comentou o convidado.

A professora da graduação, Paula Toledo Palomino conta que, com mais de sete anos de desenvolvimento, o “Jogo do Herói” nasceu como uma ferramenta de autoanálise e foi ganhando espaço no meio corporativo. “Sem perder sua essência, o jogo teve sua própria jornada mítica, que culminou com sua transformação final em algo único e intimista, longe dos holofotes da mídia”, destaca.

O ponto alto da palestra, de acordo com ela, foram as dinâmicas que demonstravam os conceitos lúdicos do jogo, o que permitiu ao convidado envolver os alunos em atividades interativas com as peças e partes do jogo. “Isso contribuiu, e muito, para a visualização prática do que estava sendo exposto”, observou.

O evento teve grande importância para os estudantes, na opinião da docente, “pois primeiramente colocou um profissional engajado no mercado de jogos frente a frente com os alunos, para falar abertamente de como funcionam os negócios, suas vantagens e desvantagens, e sua atual situação”.

“Foram passadas dicas práticas para o desenvolvimento de games, seja para qual for a plataforma. No contexto acadêmico, o palestrante foi convidado, pois seu trabalho tangencia diversas disciplinas atualmente ministradas para os dois anos do curso, como ‘Comportamento e Cognição para Jogos Digitais’, ‘Teoria de Jogos’, ‘Interação Lúdica’, ‘Level Design I’ e ‘Interfaces para Jogos Digitais’. Dessa forma, durante a palestra, vários pontos ensinados pelos professores normalmente nos dias de aulas foram tocados e reforçados, de maneira prática”, aponta.

Para o docente Gleidson Gouvêa da Silva, a atividade agrega conteúdos “tanto no modo de pensar, quanto nas oportunidades de mercado e na abrangência com o mundo dos jogos”. “O tema também foi um grande facilitador de interação lúdica, despertando grandes aspectos do processo criativo na produção de um game”, salienta.

José Carlos Lima é empreendedor e tem mais de vinte anos de experiência em marketing e propaganda. Mais detalhes sobre o profissional e sobre o “Jogo do Herói” estão disponíveis nos endereços http://josecarloslima.weebly.com e www.jogodoheroi.com.br, respectivamente.

Informações sobre o curso de Jogos Digitais da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI