202404260801

Notícias

Aluna de Biomedicina da Uniara ministra palestra em seminário de pós-graduação em Biotecnologia

Publicado em: 06/04/2017

A aluna do quarto ano do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Nathália Ferreira Fregonezi, ministrará a palestra “A importância da avaliação mutagênica de biopolímeros, materiais compósitos e metalofármacos” no seminário do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM. A atividade será realizada nesta sexta-feira, dia 7 de abril, às 10h30, na sala 307, localizada na unidade II da instituição (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro). A estudante também faz parte do Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec/Uniara. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.

Nathália explica que, para um melhor entendimento do que será abordado na palestra, “a avaliação genotoxicológica é preconizada no desenvolvimento de novos compostos com aplicabilidade terapêutica”. “Diversas substâncias químicas apresentam afinidade de ligação com o material genético, promovendo alterações ou danos nas fitas de DNA, que mesmo com a existência de mecanismo de reparo, dependendo da gravidade e do local da lesão, podem ocasionar mutações, que, por sua vez, podem alterar o metabolismo e o crescimento celular, contribuindo para o desenvolvimento de um tumor e para a ocorrência de outros distúrbios genéticos, como infertilidade. Dessa maneira, a descoberta de uma lesão mutagênica proporcionada por um agente danificador de DNA pode conduzir a estratégias de redução do nível de lesão e, consequentemente, da probabilidade de carcinogênese, demonstrando, mais uma vez, a importância e a capacidade de integração da mutagênese nas outras linhas de pesquisa do grupo”, relata.

De acordo com Nathália, na palestra serão abordados “os testes que já são realizados no programa e aqueles que estão em fase de implantação, e a importância da realização deles para o seguimento das pesquisas envolvendo os produtos desenvolvidos pelo grupo”. “Dentre eles, destacam-se os testes de mutação gênica em procariotos (Teste de Ames) e testes in vitro para avaliação citogenética de dano cromossômico em células de mamíferos, como o ensaio do Micronúcleo”, esclarece a aluna.

Outro foco da palestra, segundo ela, está em “demonstrar a importância do PICBiotec no desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos alunos, contribuindo para ampliar a experiência científica e preparando os alunos para a pós-graduação”.

A orientadora da estudante, Flávia Aparecida Resende Nogueira, ressalta que “a palestra, além da importância científica, mostra o quanto estamos envolvendo nossos alunos de graduação na pós-graduação e, consequentemente, preparando-os para o mercado de trabalho”.

Mais informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br, pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7348.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI