202409182040

Notícias

Professores de Biotecnologia da Uniara são contemplados com bolsas de produtividade do CNPq

Publicado em: 04/04/2017

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Wilton Rogério Lustri e Hernane Barud, foram contemplados recentemente com bolsas do Programa de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

De acordo com o site do Conselho, a bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ, com a qual Lustri foi agraciado, é “destinada aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq”.

O docente comenta que o feito é um avanço para a Uniara, que mostra que a instituição tem pesquisadores com trabalhos relevantes. “A universidade está investindo em nós, e estamos dando esse retorno ao elevar o nome da instituição a um patamar desse tipo, com dois professores contemplados no mesmo edital. Isso consolida nosso grupo de pesquisa nas áreas de Química Medicinal e de Biopolímeros e, assim, nossas publicações em conjunto, dentro do PPGB-MRQM, aumentarão”, explica.

Outro destaque, segundo o docente, é que o reconhecimento pelo trabalho “evidencia que é possível se fazer pesquisas de qualidade em universidades particulares”. “Temos apoio total da Uniara, e isso é muito importante, pois tem nos ajudado a chegar até aqui”, comenta.

Por sua vez, Barud é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT, cuja finalidade, também de acordo com o site do CNPq, é a de “distinguir o pesquisador, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e especificamente, pelo Comitê Avaliador”.

O professor detalha que, para a conquista desse tipo de bolsa, o pesquisador é avaliado de diversas maneiras. “Você submete um projeto científico e é analisado não somente por isso, mas também pela produção científica, que envolve artigos científicos, patentes, orientação de alunos e, de certo modo, a instituição de ensino. É interessante porque nosso grupo já tinha o professor Nivaldo Antonio Parizotto como bolsista, e agora, eu e o professor Rogério fomos contemplados”, alegra-se.

Especialmente em um momento de crise, a valorização dada pelo CNPq é admirável, segundo ele. “É um grupo seleto, sendo que a bolsa é um incentivo para pesquisadores. A validade é de três anos e, após isso, seremos reavaliados para saberem se o mesmo nível estará mantido. A bolsa projeta nossos grupos e a Uniara, mas é uma premiação para o pesquisador. O CNPq motiva quem está gerando. Isso é um lado bom, que deve ser enaltecido. É um estímulo mais que merecido, que abre uma chave no CNPq porque o bolsista de produtividade sai na frente para alguns projetos”, esclarece.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI