202404262043

Notícias

Simpósio sobre gestão de carreira discute perspectivas e caminhos para o desenvolvimento profissional

Publicado em: 24/03/2017

O Simpósio “Desenvolvendo a Gestão de Carreira”, promovido pela Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP, e com o apoio da Prefeitura Municipal, discutiu perspectivas e caminhos para o desenvolvimento profissional, nesta quinta-feira, dia 23 de março, no Centro Internacional de Convenção de Araraquara “Dr. Nelson Barbieri”. Na ocasião, foi lançado o Núcleo de Encaminhamento Profissional – NEP da universidade, que tem o objetivo de integrar pessoas procuram emprego com empresas que oferecem vagas.

No local, os participantes puderam visitar postos de atendimentos de diversas empresas, dispostos no saguão de entrada. Em seguida, a abertura oficial do evento contou com o vice-prefeito da cidade, Damiano Barbieiro Neto, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Uniara, Ricardo Arruda Mauro, e o diretor titular do CIESP do município, Ademir Ramos.

Representando o reitor da Uniara, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, Ricardo deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu-os por prestigiarem o simpósio, “que tem em seu tema extraordinária relevância, principalmente no cenário atual, em que enfrentamos os desafios para a sobrevivência no mercado de trabalho”. “Na oportunidade, a Universidade de Araraquara, por meio de vertentes de sua missão institucional, que são o comprometimento e a responsabilidade, lança o NEP, que agregará mais serviços gratuitos de extensão à comunidade, por meio de parcerias com entidades públicas e privadas. Tem por objetivo contribuir para minimizar o problema do desemprego que tanto reflete o desenvolvimento do país”, declarou. Na ocasião, foi exibido um vídeo institucional do Núcleo de Encaminhamento Profissional.

“Esse evento é muito importante para Araraquara. O lançamento do NEP é uma iniciativa muito boa, principalmente para o jovem. Isso só vai engrandecer o trabalho, já que, antigamente, entrava-se no mercado com ou sem experiência, com ou sem curso. Hoje, exige-se um pouco mais e o mercado se retrai em cima disso”, comentou Barbieiro Neto.

Ramos ressaltou a capacidade de querer realizar projetos, ressaltando que, “com isso, conseguimos montar nosso próprio negócio, de maneira bem modesta, até chegarmos ao ponto em que almejamos, que é o melhor”.

Na sequência, o diretor do Núcleo de Jovens Empreendedores - NJE estadual, Tom Coelho, ministrou a palestra “Desenvolvendo a Gestão de Carreiras”, na qual explanou sobre a evolução e a construção dessa gestão. “Meta, a gente busca. Caminho, a gente traça. Desafio, a gente enfrenta. Vida, a gente inventa. Saudade, a gente mata. Sonho, a gente realiza”, enfatizou.

Logo após, foi montado um painel para a discussão do tema, formado pelo empresário e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara – Sincomércio, Antônio Deliza Neto, pelo chefe do Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia da Uniara, Eduardo Rois Morales Alves, e pelo gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Araraquara, Gustavo Marques, além de Barbieiro Neto, Ramos e Coelho, sob mediação de Cacá Esteves.

“Acho que o evento foi muito produtivo. Foi uma oportunidade para estudantes e para a comunidade pensarem um pouco sobre como administrar suas vidas, do ponto de vista profissional. Muitas das questões que o palestrante abordou, o público, de um modo geral, até tem conhecimento, mas a sistematização dessas ideias e a forma com que elas foram transmitidas nos faz pensar em como agir e conquistar nosso lugar ao sol. Isso é muito importante, sobretudo para o público, em sua maioria jovem. É um momento difícil de crise econômica, que dificulta a colocação profissional. Entretanto, com as atitudes e o comportamento preconizados pelo palestrante, trata-se de uma ferramenta muito importante para vencer essas barreiras”, finalizou Alves.

O Simpósio contou com os seguintes patrocinadores: Grupo SINSEF, Suco Fácil, A Pastelaria, Arte Nobre Formaturas e o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE.

 

NEP

A partir desta terça-feira, dia 28 de março, o site do Núcleo de Encaminhamento Profissional - www.vagasnep.com.br - passa a receber os registros dos interessados. “As pessoas poderão cadastrar seu currículo no site, assim como as empresas poderão divulgar suas vagas. Acreditamos que muitos poderão se beneficiar com esse serviço, cujo objetivo é contribuir para que consigam, por meio do desenvolvimento profissional, se inserir no mercado de trabalho. Isso é bom para empresas, trabalhadores e alunos. A perspectiva é de muito sucesso em relação a esse novo projeto da Uniara”, avaliou Ricardo.

A analista do NEP, Priscila Gomes da Silva, detalha que as companhias informarão sobre os requisitos para o preenchimento das vagas, e isso será ‘filtrado’. “Do outro lado, o profissional que busca uma oportunidade terá conhecimento dessa vaga disponível. Após a ‘filtragem’, transmitiremos às companhias a relação dos candidatos mais adequados. Os pré-selecionados irão ao NEP e receberão orientações. Também promoveremos várias palestras que abordarão temas relacionados às propostas do Núcleo”, esclarece.

O NEP está localizado na rua Carlos Gomes, 1298, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7285 ou pelo e-mail nep@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI