202405011855

Notícias

Ex-aluno do Mestrado em Educação da Uniara pesquisa a prática docente sob a perspectiva dos estudantes

Publicado em: 23/01/2017

O ex-aluno do Mestrado em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara – Uniara, Elvio Carlos da Costa, é autor de um estudo que teve como objetivo geral identificar e analisar os principais elementos relativos à prática docente de um curso técnico em administração, sob a perspectiva dos alunos. Os resultados de seu trabalho mostraram que “é importante o docente diversificar as estratégias, a fim de deixar a aula mais atrativa, criativa, produtiva e diferenciada, pois cada estudante tem uma maneira singular de se apropriar do conhecimento”.

“O cenário trazido pela pesquisa sugere uma reflexão crítica das estratégias de ensino utilizadas pelos professores em sala de aula, na tentativa de melhorar os níveis de compreensão dos alunos. Para tanto, o professor deve realizar uma constante e vigilante reflexão sobre sua prática, possibilitando que compreenda como os discentes aprendem e quais suas motivações e limitações, bem como o seu papel na construção dos conhecimentos pelos estudantes”, aponta Costa.

Nessa perspectiva, segundo ele, por ser um ato político e coletivo, a prática docente precisa ser constantemente avaliada, repensada e, se necessário, reconstruída. “E essa reconstrução se dá pelo diálogo, pela valorização dos pares e do trabalho interdisciplinar, e com os diferentes sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender. Assim, pode-se afirmar que rever práticas, posturas, posicionamentos e ações, torna-se de fundamental importância para o trabalho do professor”, comenta.

Ainda como conclusão de seu trabalho, “na percepção dos alunos, o professor deve interagir mais com eles em sala de aula, a fim de estimular a sua participação e aprendizagem, procurando envolvê-los e motivá-los a participarem da aula, por meio de explanações mais dinâmicas, com atividades de ordem prática”.

“Os alunos revelam que as aulas expositivas dialogadas, seminários e trabalhos em grupo mais utilizados pelos professores. Verificou-se também que os professores não diversificam as estratégias de ensino”, destaca Costa, em sua pesquisa.

De acordo com o ex-aluno da Uniara, a percepção dos estudantes sobre a prática dos professores é fundamental para se obter pistas relativas às dificuldades e facilidades quanto ao uso de estratégias de ensino pelos professores em sala de aula. “Tais pistas poderão contribuir para o aprimoramento das práticas docentes e melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

Intitulado “A prática docente no curso técnico em administração sob a ótica dos discentes”, seu trabalho, orientado pela professora Maria Regina Guarnieri, foi premiado, por sua qualidade acadêmica, no “XI Congresso de Iniciação Científica – CIC” da instituição, no final de 2016. “É uma satisfação imensa receber um prêmio acadêmico, principalmente no que tange à qualidade da pesquisa”, finaliza Costa.

Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI