202404260418

Notícias

Curso de Administração da Uniara promove sua 7ª Feira do Aluno Empreendedor

Publicado em: 28/09/2016

O curso de Administração da Universidade de Araraquara – Uniara promove a 7ª edição da Feira do Aluno Empreendedor entre os dias 4 e 6 de outubro, sempre a partir das 19h. Paralelamente à Feira, a graduação e o curso superior tecnológico em Gestão de Recursos Humanos realizam o “Ciclo de Estudos em Gestão e Negócios” entre os dias 3 e 5, também a partir das 19h. As atividades, gratuitas e abertas à comunidade, serão realizadas na unidade IV da instituição, localizada na avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, Vila Suconasa. É necessário fazer inscrição apenas para participar do Ciclo de Estudos. 

O coordenador das graduações, Eduardo Rois Morales Alves, conta que a Feira nasceu do propósito de educação empreendedora e da prática de responsabilidade social, “o que deu muito certo, tanto como prática didático-pedagógica quanto em relação a filantropia”.

Para o evento, os alunos do segundo ano de Administração recebem orientação por meio da disciplina “Plano de Negócio”, do professor Gerson Braz, “que é o grande idealizador e realizador da feira”. “É ele que conduz todo o processo e divide a turma em grupos”, comenta o docente.

Neste ano, de acordo com o coordenador, serão formados dez grupos com cerca de dez alunos cada, com a incumbência de colocar um plano de negócios em ação e concretizá-lo. “Os estandes são empresas fictícias, onde buscam-se o resultado, não só financeiro, que é revertido para a filantropia, mas também vários outros elementos da gestão, como trabalho em equipe, liderança, estratégias de marketing, montagem de vitrine e uma série de elementos que compõem um plano de negócios. Isso será avaliado pelo professor, ou seja, esse trabalho todo também tem uma avaliação acadêmica, tem nota”, explica.

Na atividade, o professor ressalta que o aluno se defronta com as dificuldades reais de um empreendimento. “É muito exercício da prática e, nesse aspecto, é bacana porque você consegue mostrar para o aluno, além da teoria, o que é de fato ser empreendedor e ‘dono’ de um pequeno negócio”, diz.

Como um dos atrativos, Alves revela que uma aluna do segundo ano do curso, prima do centroavante do Palmeiras, Rafael Marques, irá leiloar uma camiseta do time autografada por todos os jogadores.

A responsabilidade social é bastante trabalhada na atividade. “O evento é um exercício muito interessante de conscientização dos alunos para a importância de ajudar o próximo. É uma questão que se sobressai na Feira. Trata-se de uma ação muito bacana, que as pessoas e os alunos entendem como muito proveitosa para sua formação enquanto administradores, e tem reflexos muito positivos na sociedade junto aos que mais precisam da colaboração da gente. Nesses seis anos que promovemos, distribuímos o resultado financeiro líquido positivo entre diversas entidades da cidade”, destaca o coordenador.

O lucro da Feira realizada em 2015 será entregue na segunda-feira, dia 3 de outubro, durante a abertura do “Ciclo de Estudos em Gestão e Negócios”. “Também iremos premiar o grupo de alunos que se destacou na edição passada”, completa o docente.

 

Ciclo de Estudos

Alves conta que o Ciclo de Estudos, aberto à comunidade e gratuito, abordará três temáticas: gestão de empresas no cenário de crise, administração e inovação – “que é um tema que também temos dado bastante destaque, sobretudo no curso de administração” -, e novas ferramentas de gestão para o empreendedorismo, “para a criação de novos e para a gestão de pequenos negócios”.

“Essas três temáticas destacam também uma vocação que os nossos cursos, tanto de Administração quanto de Gestão de Recursos Humanos, já têm, que é valorizar uma formação de administradores para a gestão do pequeno e médio negócio”, afirma o coordenador, que lembra que os dois eventos buscam “trazer informação e novas visões de mundo para os estudantes, com profissionais altamente qualificados e atuantes nas áreas em que irão ministrar suas palestras”.

As palestras do “Ciclo de Estudos em Gestão e Negócios” serão gratuitas. Apenas o minicurso “Introdução ao Mercado de Capitais: as Operações de Investimento na Bolsa de Valores”, que será ministrado no dia 5, tem valor de R$15,00. As inscrições podem ser realizadas no www.uniara.com.br/eventos/ciclogestaoenegocios. Outras informações e a programação completa do evento estão disponíveis no mesmo endereço.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI