202404262246

Notícias

Estudantes de Engenharia Agronômica da Uniara fazem visita técnica à Usina Santa Cruz

Publicado em: 26/09/2016

No dia 17 de setembro, alunos do terceiro ano do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, acompanhados dos professores das disciplinas de “Manejo e Conservação do Solo” e “Máquinas e Mecanização”, Adilson José Rocha Mello e Marcelo Ravelli, respectivamente, fizeram uma visita técnica à Usina Santa Cruz.

“Há estudantes nossos que trabalham na empresa, o que possibilitou aos outros conhecerem mais de uma frente de trabalho. Foi uma visita bem ampla em questão de operações e de maquinário. Vimos o preparo de solo, o maquinário e as técnicas que esse grupo vem utilizando para a compostagem”, conta Ravelli, detalhando que todos puderam ver também como é feita a eliminação de soqueira, “que é uma renovação do canavial”.

“Se ele não está mais produtivo, é retrabalhado e, por meio de preparos de solo, planta-se nova cana e o canavial é renovado. A eliminação de soqueira permite fazer um trabalho mais localizado. Hoje em dia, por questões de economia e de preservação de solo e água, tornou-se uma prática das usinas”, explica o docente.

Outro destaque dado por ele é que, devido ao uso de máquinas pesadas, ao invés de trabalharem toda a área, já definem onde irão circular com as máquinas, sendo que aqueles trechos onde o pneu passa é fixo durante todo o processo, desde o preparo até o plantio e a colheita. “Então, a máquina sempre entrará ali. Para isso, fazem uso da tecnologia de geoposicionamento/georreferenciamento com receptores GPS, em que é gerado um mapa digital do começo desse preparo. Faz-se o levantamento de locomoção e deslocamento das máquinas, e esse mesmo mapa é utilizado depois, na máquina de plantio e para a de colheita. No vão livre dos pneus, que chamamos bitola, eles preparam somente esse pedaço ao invés de descompactarem áreas desnecessárias”, detalha.

A presença dos alunos das duas disciplinas “foi maciça, o que foi muito interessante para a atividade”. “Os que trabalham na usina colaboraram com informações pontuais de práticas, dados de consumo, rendimento e manutenção de máquinas. Conseguiram transmitir informações a mais, geradas por eles mesmos, principalmente em relação à questão de maquinário”, comenta Ravelli.

A atividade foi aproveitada ao máximo pelos estudantes. “Foi possível almoçarmos na Usina, sendo que, por conta disso, estendemos mais a visita e conhecemos as duas frentes – a de operação de plantio e a de colheita. Vimos uma máquina de colheita em funcionamento e conhecemos detalhes sobre os pontos que interferem no que se refere ao prolongamento da vida útil do canavial. São operações caras, que demandam muita energia do maquinário”, relata o professor.

Mello acredita que “foi muito bom juntar as duas turmas para a atividade”. “Além dessa parte de eliminação de soqueira visando à conservação do solo, outro fato bem interessante é que pudemos ver que eles estão eliminando um tipo de terraço que têm, chamado de embutido, que diminui a área de plantio por atrapalhar a colheita. Agora, estão colocando o terraço basilar, que permite o plantio em toda a área”, destaca.

Ele aponta que os estudantes que trabalham na Usina viabilizaram, juntamente com Ravelli, a visita. “Para os outros alunos, ver os colegas tomando conta de operações lá dentro foi bastante enriquecedor”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI