202404261534

Notícias

Coordenador do Grupo Aberto de Teatro Uniara ressalta a importância do Dia do Artista de Teatro

Publicado em: 19/08/2016

O “Dia do Artista de Teatro”, celebrado nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, é destacado pelo coordenador do Grupo Aberto de Teatro Uniara – GATU, Alcindo Sabino, pelo esforço dos profissionais da área na arte de entreter. “Os profissionais/artistas de teatro são, acima de tudo, batalhadores, pois não é fácil viver de teatro no Brasil, além da dedicação que temos que ter para poder oferecer ao público o melhor que temos. Mas acredito que o que fazemos faz com que a sociedade se torne mais humana e sensível. Sendo assim, é de extrema importância para nossa ‘alma’ a existência desses profissionais”, aponta.

Além dos atores e diretores de teatro, há diversos outros profissionais que são muito importantes no ramo. Sabino lista o assistente de direção, a camareira, o cenógrafo, o cenotécnico e o contra-regra, entre outros.

“Existem profissionais da aérea que são muito valorizados e disputados, e também aqueles que lutam por uma espaço e reconhecimento. Acredito que poderíamos ter mais escolas de formação para área técnica e viabilizar mais incentivos públicos que possam atender aqueles artistas que estão à margem do sucesso”, avalia o coordenador.

O maior desafio da profissão, em sua opinião, é a estabilidade financeira, “pois ao final de cada produção, sempre ficam desempregados até conseguirem outro trabalho”.

Mesmo com as dificuldades, há produções de qualidade apresentadas tanto em Araraquara quanto no resto do país. “Uma dica é ficar atento à programação do SESI e do SESC da cidade. No site da UOL também tem uma programação bem completa dos espetáculos”, comenta Sabino.

 

GATU e Cura-Dores

O GATU tem como objetivos: oportunizar à comunidade universitária um espaço privilegiado do fazer teatral, ampliando e aprofundando as possibilidades da formação acadêmica, cidadã e continuada, por meio da criação, investigação e montagem cênica; promover a aproximação à diversidade da linguagem teatral; estabelecer um espaço livre de criação e investigação cênica; motivar a participação e a consciência democrática e coletiva; estimular a formação de lideranças; desenvolver consciência e conduta críticas, meio-ambientais, cidadãs, éticas e responsáveis e desenvolver a consciência e o comprometimento solidário e fraterno por meio dos processos e montagens teatrais.

Atualmente, Sabino está preparando uma montagem do texto “Álbum de Família”, de Nelson Rodrigues, com previsão de estreia para outubro. Além disso, o coordenador segue com seu projeto “Cura-Dores”, da Liga Acadêmica do curso de Medicina da Uniara.

“A Liga desenvolve um trabalho extracurricular em parceria com os cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia da universidade, em que os alunos têm o intuito de promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis. Essa prática se dá por meio da atuação de clowns junto às pessoas hospitalizadas, seus familiares e profissionais da saúde, sendo que os estudantes agregam a experiência desses encontros com a produção de conhecimento, formação e criações artísticas”, detalha Sabino.

Ele aponta que se trata de uma tendência positiva da Medicina Humanitária e da Ação Social, “pois mostra que, mesmo em uma sociedade tão individualista e cheia de contrastes, muitos ainda veem na alegria e no trabalho artístico uma forma de fazer a diferença e ajudar ao próximo”.

Outras informações sobre o GATU podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/atividades-culturais ou pelo e-mail teatro@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI