202404261101

Notícias

Pesquisa de aluna de Educação Física da Uniara estuda as correlações entre os resultados de força de preensão manual e o desempenho das atividades diárias dos idosos

Publicado em: 18/08/2016

A aluna do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Paula Cristina Pereira, teve sua pesquisa, intitulada "Perfil das atividades de vida diária em idosos institucionalizados e correlação com o teste de força de preensão manual em cadeirantes e não cadeirantes de ambos os gêneros", contemplada com uma bolsa da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp. O estudo conta com a orientação do professor Darwin Ianuskiewtz.

Paula explica que a pesquisa consiste na “avaliação da força de preensão manual bilateral em idosos de ambos os sexos, cadeirantes e não cadeirantes, residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos na cidade de Araraquara”. Além do teste de força de preensão manual, os idosos serão submetidos a um questionário individual e a escala de Katz que identificará as atividades que eles conseguem desempenhar no dia a dia, sendo submetidos a uma simulação dessas atividades que consistem no autocuidado e higiene, como se alimentar, tomar banho e se vestir, por exemplo”, relata.

Por meio desse estudo, segundo ela, “pretende-se obter as correlações possíveis entre os resultados de força de preensão manual e o desempenho das atividades cotidianas, se há diferenças entre os gêneros masculino e feminino e entre cadeirantes e não cadeirantes”.

A aluna conta que dados estatísticos obtidos por estudos populacionais indicam que, em 2025, o Brasil será o sexto país com maior número de idosos no mundo. “A população idosa será maior que a população jovem. Diante desses dados, surgem questionamentos sobre a longevidade e como alcança-la com maior independência funcional e qualidade de vida. Este estudo possibilitará conhecer e avaliar a força relativa dos idosos institucionalizados participantes desse estudo e a relação com as atividades que conseguem desempenhar no dia a dia, levando em consideração o ambiente e suas limitações físicas”, aponta.

Paula aponta que, posteriormente a essas avaliações, é que poderá “elaborar métodos intervencionais por meio de atividades físicas que melhorem essas capacidades, proporcionando, possivelmente, menor dependência, refletindo numa melhora na qualidade de vida dos idosos, sem exclusões, independentemente de suas limitações físicas”.

Ela relata que os estudos tiveram início a partir de contato informal com a enfermeira responsável por uma Instituição de Longa Permanecia para Idosos na cidade de Araraquara. “Por meio da conversa foi identificado que, aproximadamente metade dos idosos residentes na Instituição eram cadeirantes, e a população no total, em sua maioria, não era praticante de atividades físicas, o que nos causou a curiosidade de conhecer as diferenças de força entre os idosos, não excluindo os cadeirantes, que são praticamente a metade dos residentes”, explica.

“Ser contemplada com a bolsa foi uma satisfação muito grande, além de ser o reconhecimento de todo o potencial do estudo em questão. Poder colaborar para a saúde e qualidade de vida das outras pessoas através do conhecimento adquirido durante os estudos é gratificante. O crescimento intelectual e pessoal que o desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica proporciona é significantemente inestimável”, completa.

Paula conta que o estudo faz parte de um grupo de pesquisas formado recentemente na Uniara, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gerontologia e Atividade Física - GEPGAF. “O grupo é formado, além de mim, pelas também alunas do terceiro ano do curso de Educação Física, Karina de Oliveira Rabelo dos Santos, Giovana Aiello, Verônica Cabral Dias e Geysa Ribeiro. É orientado e coordenado pelo professor Darwin com a colaboração do docente André Henrique Capi. Estamos desenvolvendo outros projetos com ênfase na Atividade Física e Saúde em Gerontologia, buscando apoio para o desenvolvimento de outras pesquisas voltadas para a área”, finaliza.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI