202404260750

Notícias

Estudo de aluna de Medicina da Uniara aborda a prevalência de lesão renal aguda em UTI

Publicado em: 27/07/2016

Em agosto, a estudante do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Fernanda de Castro Nascimento, dará início ao estudo “Prevalência de lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva”, que lhe rendeu uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição.

Ela conta que a pesquisa, orientada pela professora Viviane Ferreira, tem como finalidade caracterizar pacientes com lesão renal aguda - LRA internados em uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI, segundo dados socio-biodemográficos e motivos de internação, além de identificar os fatores relacionados e as causas do desenvolvimento da LRA. “Assim, haverá um acompanhamento presencial da evolução do paciente, por meio de uma análise de dados dos prontuários, que serão coletados por meio de formulário próprio, além da interação com a equipe multidisciplinar para melhor análise de cada caso”, explica a aluna, mencionando que, no Brasil, há poucos estudos epidemiológicos sobre a LRA.

“Por meio de pesquisas realizadas em muitos hospitais brasileiros, verificou-se o crescente número de pacientes que desenvolveram essa doença durante o período de internação. Observou-se, ainda, que o problema acomete principalmente pessoas com comorbidades e criticamente doentes, o que as torna suscetíveis à doença”, aponta Fernanda.

O trabalho, de acordo com ela, é motivado pela alta incidência de LRA em pacientes hospitalizados, principalmente em UTI, “sendo necessária a verificação das principais causas dessa complicação tão comum, e a determinação de seu comportamento, analisando as características clínicas da população de estudo para que medidas preventivas e de diagnóstico precoce possam ser realizadas, a fim de desenvolver uma análise quantitativa que auxilie no controle da doença, tornando a equipe médica mais eficaz em sua resolução e na evolução favorável do paciente”.

Fernanda vê, na conquista de sua bolsa, um “incentivo à pesquisa e também financeiro, que auxiliará no seu desenvolvimento”. “Estou lisonjeada por ter sido contemplada e por nosso projeto ter sido escolhido”, finaliza a estudante, agradecendo sua orientadora “pelo estímulo e pela oportunidade de desenvolvimento da pesquisa”.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI