202404260012

Notícias

Aluno de Medicina da Uniara recebe bolsa da Funadesp por trabalho voltado à saúde do idoso

Publicado em: 22/07/2016

O estudante do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Luiz Fernando Norcia, foi contemplado com uma bolsa da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp pelo estudo “Associação de desnutrição e úlcera de pressão em idosos com limitação funcional”, orientado pela professora Wanessa Vieira Marques e de coautoria dos alunos Carolina Pires da Silva, Celina Gai da Silva Hoehr, Fernando Aparecido Pazini e Lucas Rodrigues Lima Golvêa da Costa.

“A pesquisa procura associar o desenvolvimento de úlceras de pressão, as chamadas ‘escaras’, em pacientes idosos e que estejam acamados com o risco ou presença de desnutrição. Sabe-se que o envelhecimento populacional é uma tendência mundial e que cada vez mais os serviços de saúde devem estar capacitados para atender essa clientela, em especial idosos que estão acamados, pois dependem de auxílio para suas principais atividades de vida, como banho e higiene pessoal, alimentação e o ato de se vestir”, explica Norcia.

Ele aponta que, naturalmente, o processo de envelhecimento já altera o apetite e a alimentação dos idosos, “sendo de extrema importância que a família e os serviços de saúde fiquem atentos a um possível estado de desequilíbrio nutricional”. “Em pacientes que estão acamados, o risco de desnutrição aumenta e muitas vezes passa desapercebido, o que favorece o surgimento dessas lesões na pele e piora ainda mais sua condição de saúde”, alerta.

Como destaque, o estudante comenta que o desenvolvimento de úlceras de pressão é um indicador da qualidade da assistência em saúde que está sendo prestada. “Além do sofrimento imposto ao paciente e a seus familiares, são gastos anualmente milhões de reais no tratamento dessas lesões, o que poderia ser evitado. A pesquisa procura fazer uma análise da condição nutricional desses pacientes, com alto grau de dependência funcional, e também das características das lesões que apresentam, para que assim, futuramente, possam ser elaborados protocolos de assistência mais efetivos no manejo e combate ao desenvolvimento de úlceras de pressão”, detalha.

Até o momento, foram avaliados dezesseis pacientes. A intenção, segundo Norcia, é totalizar cinquenta. “O que está sendo observado até o momento é que a maioria apresenta lesões em estágios iniciais, o que revela uma melhoria da qualidade da assistência prestada, uma vez que até pouco tempo era comum encontrar pacientes com úlceras em estágios avançados com grande comprometimento da pele e de outros tecidos. Um outro ponto, e agora não tão positivo, é que a maioria dos acamados que apresentam esse tipo de lesão também apresenta desnutrição associada, o que revela a influência da alimentação na ocorrência de úlceras de pressão”, diz.

Ser contemplado com a bolsa da Funadesp, na opinião do aluno, é importante, “pois favorece a continuidade da pesquisa e também contribui para que ela tenha uma qualidade ainda maior”. “Além disso, reflete que o trabalho apresenta importância para a sociedade, o que gera muita satisfação e motivação para o desenvolvimento de atividades de pesquisa posteriores”, orgulha-se.

A coleta de dados envolve instituições de saúde de São Carlos e de Araraquara. “Os resultados obtidos ao final serão divulgados em revistas científicas e congressos. É de extrema importância difundir o conhecimento levantado a respeito do assunto: representa uma devolutiva à sociedade, favorece o debate e o desenvolvimento de novos estudos na área de saúde do idoso e divulga as atividades de pesquisa desenvolvidas na Uniara”, finaliza Norcia.

Informações sobre o curso de Medicina da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI