202404160344

Notícias

Aluno de pós-graduação a distância em Fotografia da Uniara tem vídeo premiado no Festival do Minuto

Publicado em: 23/06/2016

No último sábado, dia 18 de junho, o documentarista e aluno do curso de pós-graduação a distância em Fotografia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Claudio Galvão da Silva, teve seu vídeo “Ninguém Fica de Fora” (https://goo.gl/a3pfU0) premiado no “Festival do Minuto – Refugiados”, pela Agência da Organização das Nações Unidas - ONU para Refugiados – ACNUR. A cerimônia de premiação foi realizada no SESC Vila Mariana, em São Paulo.

Ele, que finaliza os estudos em 2017, conta que, para a produção da obra foram levadas fotografias do banco de fotos da ACNUR (https://goo.gl/FDZ527) para a feira livre de Jequié, na Bahia, onde vive. “Abordei feirantes e frequentadores da feira, que contemplaram as fotos e comentaram sobre o tema – ‘Refugiados’. O vídeo ganhou uma linguagem universal e aproximou seres humanos em um mundo só”, destaca.

Receber o troféu ACNUR, segundo o documentarista, que desde os tempos de colégio utiliza o audiovisual “na tentativa de promover transformação social, focando em temas de Direitos Humanos e Liberdade de Expressão, representa combustível renovado para continuar na caminhada”. “É o reconhecimento oriundo de um braço da ONU que presta relevantes serviços para a comunidade global”, comenta.

A pós-graduação a distância em Fotografia da Uniara tem sido importante para Galvão. “A especialização está conectada com as transformações cotidianas do mundo global. O conteúdo teórico que absorvi até agora colabora muito para provocações e reflexões profundas. O curso agrega/auxilia novas descobertas”, afirma.

Informações sobre os cursos de pós-graduação a distância podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/uniaraonline ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Um pouco da carreira

“Em 2013, estive na cidade de Brasiléia, no Acre, documentando para o projeto ‘Missão Bolívia’, quando resolvi visitar o então acampamento de refugiados haitianos, onde me deparei com um banheiro para quinhentas pessoas, haitianos e senegaleses que vagavam pela cidade noite e dia. Em dezembro de 2015, realizamos em Jequié uma performance fotográfica com ciclistas e bicicletas, fazendo uma alusão à fuga da sagrada família para o Egito”, relata Galvão.

Ele conta que atualmente está trabalhando nos projetos “Missão Ushuaia” (www.missaoushuaia.org) e “Ciclo Olhar” (http://cicloolhar.blogspot.com). “Este último está ligado diretamente ao conteúdo que estarei absorvendo na especialização em Fotografia da Uniara”, finaliza.
Outras informações sobre o documentarista estão disponíveis no endereço www.dadogalvao.org.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI