202404261025

Notícias

1º Workshop em Química Inorgânica Medicinal da Uniara tem resultado bastante positivo, segundo organizador

Publicado em: 23/05/2016

O resultado do “1º Workshop em Química Inorgânica Medicinal”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, foi “altamente positivo”, segundo seu organizador, o professor Antonio Carlos Massabni. O evento foi realizado nos dias 13 e 14 de maio, na unidade II da instituição.

“É a primeira vez que a Uniara sedia um evento dessa natureza, gratuito e importante para a formação dos estudantes”, diz o organizador. Ele explica que a Química Inorgânica Medicinal trata do uso dos compostos inorgânicos na Medicina. “Essa área surgiu há muito tempo. Compostos inorgânicos eram utilizados para tratamento de vários problemas de saúde, incluindo-se problemas de estômago, artrite, sífilis, diabetes e doenças mentais”, relata.

Segundo Massabni, para a cidade de Araraquara, foi muito importante a participação do diretor do Hospital Regional “Nestor Goulart Reis”, docente da Uniara e mestrando do PPGB-MRQM, Eduardo Henrique Bonini, especialista em tuberculose. “Na última apresentação do Workshop, o doutor Bonini destacou a qualidade dos trabalhos apresentados e se colocou à disposição para parcerias do hospital de tuberculose com os pesquisadores que estiverem interessados nessa doença. A tuberculose ainda existe no mundo todo e há milhares de infectados no Brasil, e incluindo-se os doentes que são tratados no referido hospital”, aponta o professor.

O “1º Workshop em Química Inorgânica Medicinal” foi realizado pela Uniara em parceria com as áreas de Química Inorgânica Medicinal da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com o Instituto de Química - IQ da USP/São Carlos, e com a Universidade de Campinas – Unicamp.
Participaram do evento os pesquisadores e professores doutores Alzir Azevedo Batista, da UFSCar; Vitor M. Deflon, do IQ-USP/São Carlos; Pedro Paulo Corbi, do IQ/Unicamp e colaborador na Uniara, além de seus alunos de pós-graduação.

Além de Massabni, o coordenador do PPGB-MRQM, André Capaldo Amaral e o professor Wilton Rogério Lustri também participaram do encontro, juntamente com seus alunos. O Workshop contou com cinquenta participantes e vinte apresentações de trabalho, por docentes. Os estudantes participaram dos debates.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI