202404261826

Notícias

Curso de Jogos Digitais da Uniara conta com videogame de última geração para auxílio no ensino

Publicado em: 28/04/2016

Antenado no mercado de tecnologias, o curso de Jogos Digitais do Centro Universitário de Araraquara – Uniara adquiriu recentemente o console de última geração X Box One para auxiliar no aprendizado de seus alunos.

A professora da graduação, Paula Toledo Palomino, conta que o equipamento atenderá diversas disciplinas. “Em ‘Roteirização e Storyboard I e II’, por exemplo, ele será utilizado para demonstrar na prática as diferenças entre gameplay, narrativa e história. Em outras, ele servirá para a demonstração de outros aspectos, como os sonoros, além de mostrar recursos de animação e renderização etc”, explica.

A nova aquisição para o curso proporciona “exibir vídeos de situações específicas nos jogos para os alunos e mostrar in loco certos aspectos que, sem a ajuda do equipamento, seria muito mais complexo de se entender apenas falando”. “Fora isso, o console ficará disponível para que os alunos o utilizem para tarefas e laboratórios. É um grande passo para o curso”, completa.

As novidades da graduação não param por aí. “Estamos procurando trazer profissionais da área para palestras e workshops, a fim de integrar os alunos com os aspectos profissionais desde o começo do curso”, destaca Paula.

Os estudantes têm aprovado os conteúdos transmitidos, de acordo com ela. “Como professora, é bastante gratificante estar nesse curso, pois os alunos são animados e motivados. Fazem as tarefas e se interessam em sala de aula, fazem perguntas, participam etc. A motivação é tanta que, além dos trabalhos obrigatórios das disciplinas, alguns aproveitam os conhecimentos que estão adquirindo na formatação mais profissional de velhas ideias para jogos”, comenta.

Para o final do semestre, os graduandos entregarão, na disciplina “Roteirização e Storyboard I”, ministrada pela docente, “um documento muito importante, que é a ‘espinha dorsal’ de um Game Design Document - Documento de Game Design -, cujo objetivo é fornecer todas as informações acerca do jogo a ser produzido”. “É considerado a bíblia de cada jogo”, esclarece.

Para a produção do documento, Paula conta que os alunos já terão trabalhado aspectos de storyboard e fluxograma para uma história que estão criando, e delimitarão aspectos de mecânica, história e narrativa. “É um passo bastante importante na profissionalização do desenvolvimento de jogos digitais. Para as outras disciplinas, eles já estão trabalhando animações, utilizando-se de várias técnicas, tudo para prepará-los para aprofundar seus conhecimentos nos próximos semestres”, finaliza.

O curso de Jogos Digitais da Uniara é uma das oferecidas no Processo Seletivo Segundo Semestre da instituição, cujas inscrições estão abertas. A prova será realizada no dia 18 de junho, das 14h às 16h, na unidade I da instituição, localizada na rua Carlos Gomes, 1338, no Centro. Outras informações sobre a graduação e sobre o vestibular podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI