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Novas docentes de Design de Moda da Uniara trazem grandes experiências na área para os alunos

Publicado em: 01/02/2016

O curso de Design de Moda do Centro Universitário de Araraquara – Uniara conta com as novas docentes Stela Belle e Natália Castelli Bulzoni, com vastas experiências na área, e que irão agregar mais conhecimento à graduação. Ambas deixam claro que o assunto vai muito além do que os tradicionais desfiles.

“Meu percurso pela área da moda inclui a graduação em Moda, mestrado e, atualmente, estou cursando o doutorado na Unicamp, desenvolvendo um estudo ligado à Psicologia e Ilustração, o desenho como expressão do conhecimento. Participei também de um curso Internacional de Arte e Moda na França, que muito contribuiu para a compreensão da abrangência desta área”, comenta Stela, que, em sua formação profissional, também atuou como estilista em empresa de moda participando de toda a rotina de confecção, e participou de exposições, desfiles, feiras e seminários de tendências, como o Desfile São Paulo Fashion Week, em 2011, além de ser responsável pelo desenvolvimento de material didático - uma apostila de Desenho de Moda (2014), entre diversas outras realizações.

Por sua vez, Natália, bacharel em Negócios da Moda na Universidade Anhembi Morumbi, em Fashion Marketing na Universidad Europea de Madrid, e especialista em Design de Calçados e Bolsas pelo Istituto Europeo di Design, está fazendo mestrado na Unesp. Além do percurso acadêmico, ela conta que possui experiência em diversos setores, como no desenvolvimento e criação de produto no atacado e varejo, e na assessoria de estilo em variadas marcas consagradas de vestuário e acessórios em couro.
Também efetuou gerenciamento de compras em fábricas de confecção de roupas femininas, além de atuar como estilista em seu atelier de costura; participou de entrevistas sobre moda e comportamento; trabalhou como personal stylist; escreveu artigos sobre temas relacionados, e por fim, compõe o setor de criação e desenvolvimento da própria marca de calçados meGusta!.

Stela coloca que o estudo da moda é amplo e permite várias leituras e possibilidades para entender o comportamento humano como o criador da moda. “Assim, ela é abordada como um fenômeno sócio cultural que expressa os valores da sociedade, uso, hábitos e costumes de determinado momento, que integram desde o uso das roupas no dia a dia a um contexto maior político e social”, comenta a professora, destacando que o sentido da moda deve ser buscado “além das suas formas convencionais, como desfiles e editorais de revista”. “Envolve a mediação entre o indivíduo e o sentido que ele imprime em suas ações e criações”, diz.

Ainda em sua opinião, moda significa “uma maneira ou costume mais predominante de um determinado grupo em expressar atitude, modo de ser e de agir”. “A roupa permite comunicar este contexto. Por isso, diz-se que a moda vai muito além de um desfile. Envolve uma série de preparações: desde a criação de uma empresa, imagem da marca, público que se pretende atender etc. A partir dessa estrutura, inicia-se o processo de desenvolvimento de produto, que envolve pesquisa de tendências, criação das peças, escolha de tecidos, estampas e aviamentos, modelagem e confecção das peças, até os meios de divulgação a serem escolhidos e trabalhados como catálogos, desfiles, look book, campanha em televisão, internet e jornais, entre outros”, completa.

Natália acredita que moda é um conceito amplo, que significa “pluralidade de possibilidades que possuem o poder de transformação de imagem”. “Como já dizia Aristóteles, ‘o homem é um ser gregário’ e, para tanto, apenas conseguimos sobreviver em sociedade, em grupo. E como em todo grupo existem congruências, faz-se necessária a diferenciação para que haja um destaque, um realce particular de cada indivíduo em meio à coletividade. Neste ponto, notamos a importância da moda quando se trata de comportamento humano, pois, para que tal destaque ocorra, a imagem identifica-se como uma aliada a esse movimento, deixando-nos ser o que quisermos, partindo do princípio das variadas possibilidades que a moda nos permite vivenciar a cada dia de forma diferente e única”, aponta.

A graduação de Design de Moda da Uniara só tem a ganhar com as duas novas docentes. “Acredito que eu possa contribuir na formação acadêmica dos alunos, transmitindo conhecimento teórico e prático nas áreas de Produção de Moda, Estilo e Styling, Desenho da Figura Humana e Desenho Técnico do Vestuário, e fazendo com que o discente desenvolva a capacidade técnica sobre o assunto e que possa interagir com o outro no trabalho em equipe, preparando-se assim, para ser um profissional apto a enfrentar o mercado de trabalho”, afirma Stela.

“Pretendo unir forças ao corpo docente, trabalhando em equipe sempre com programas interdisciplinares que abrangem o conhecimento em variadas áreas da moda e prospectando, assim, um melhor desempenho dos discentes, que farão o nome da Uniara quando inseridos no mercado de trabalho”, finaliza Natália.

O curso tem dois anos e meio de duração. Outras informações podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelos telefones (16) 33226841 ou 0800 55 65 88. A graduação também disponibiliza o blog https://designdemodablog.wordpress.com.

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