202403190842

Notícias

Fatores ambientais que interferem no repouso do recém-nascido de alto risco é tema de TCC de Enfermagem da Uniara

Publicado em: 27/11/2015

As alunas do quarto ano do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Giovana Brunelli Pereira e Samanta Eline Felipe Perciliano, desenvolveram a pesquisa “Fatores ambientais e o recém-nascido de alto risco em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em um hospital privado no interior de São Paulo”, orientada pela professora Adriana Aparecida Mendes, como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Giovana e Adriana explicam que a finalidade do estudo foi “identificar os fatores ambientais que interferem no sono e no repouso do recém-nascido de alto risco, e propor ações que minimizem esses possíveis fatores”.

Para isso, elas colocam que o aumento do número de recém-nascidos de alto risco associado a causas como baixo peso e distúrbios respiratórios, entre outros fatores, necessitam de tratamentos especializados e ambiente tranquilo para a recuperação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal - UTI Neonatal. “Seu desenvolvimento e crescimento passam por vários estágios que permeiam desde o momento da concepção até o nascimento, em que, de forma gradativa, os movimentos suaves no ambiente intrauterino aquecido são substituídos pelos movimentos rápidos e o frio do ambiente externo, sendo possível considerar essas transformações importantes para o crescimento e desenvolvimento saudável”, relatam elas, afirmando que “alguns fatores ambientais, como ruídos, luminosidade e calor excessivo, podem interferir nesse momento”.

Para a pesquisa, participaram dezoito profissionais - treze técnicos de enfermagem e cinco enfermeiros -, que responderam a três questões norteadoras para a coleta de dados. “As respostas foram agrupadas em um quadro, de onde foram extraídas as respectivas expressões-chave e ideias centrais, de acordo com a proposta da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC. A partir dessas informações coletadas, foram construídos os DSC e elaboradas as propostas de ações que minimizem os possíveis riscos”, detalham Giovana e Adriana.

A ideia para a pesquisa, de acordo com ambas, surgiu da preocupação com os cuidados do recém-nascido em seu momento de recuperação e desenvolvimento, “refletindo sobre a possibilidade de propor ações para modificações das características do ambiente externo na UTI Neonatal e aproximando do ambiente intrauterino, como forma de favorecer a recuperação mais rápida”.

Giovana e Adriana mencionam que o maior desafio do trabalho foi a realização da análise dos dados, “pois exige avaliação cautelosa de todas as respostas para elaboração e discussão dos discursos envolvidos”.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI