202404260631

Notícias

Alunas de Enfermagem da Uniara desenvolvem TCC sobre estresse ocupacional nos profissionais da área

Publicado em: 25/11/2015

As estudantes do quarto ano do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Araraquara - Uniara, Aline Steinberg Joaquim e Vanusa Nunes de Almeida, desenvolveram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo "Estresse ocupacional nos profissionais de enfermagem: revisão sistemática da literatura", orientado pela professora Cibele Binotto e coorientado pela docente Cássia Tiemi Nagasauva Ebisui.

Aline conta que a pesquisa traz uma revisão sistemática sobre o tema estresse ocupacional em profissionais da área de enfermagem com foco na atenção básica de saúde. “Por meio dessa revisão, de modo geral, foi possível observar a existência de uma alta frequência de exaustão emocional e menor realização com o trabalho por parte dos profissionais da equipe, principalmente pela dificuldade em estabelecer limites no envolvimento emocional, em mudanças no processo de trabalho e também pelo imprevisto cotidiano que enfrentam”, explica.

Uma das principais conclusões do trabalho, segundo ela, é que é fundamental a realização de mais estudos acerca da temática na instância da equipe de enfermagem na atenção básica de saúde, “tendo em vista a importância de se manter a saúde do trabalhador, e também ressaltando a prevenção e a promoção em saúde com ações relacionadas à saúde mental dos enfermeiros”.

“Observou-se também a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas de saúde, principalmente no que diz respeito à saúde mental do trabalhador, na tentativa de providenciar um ambiente seguro de trabalho”, completa a aluna, mencionando que ela e Vanusa se identificam com a área por serem técnicas de enfermagem atuantes na atenção básica de saúde. “Viver a realidade e os problemas que discutimos nesse trabalho foi o que despertou nosso interesse em estudá-lo”, diz.

O estudo começou a ser desenvolvido no segundo ano da graduação, quando já foi definido seu tema e iniciada uma pesquisa superficial sobre o assunto. “O aprofundamento dessa pesquisa se deu a partir do terceiro ano. O maior desafio foi superar a inexperiência de nunca ter elaborado um trabalho científico com todo o rigor e normas que a ciência exige. Foi necessário dispor de muito tempo e muita dedicação para concluir o trabalho, de modo que ele tenha relevância científica e sirva de embasamento teórico para os próximos pesquisadores que venham a trabalhar com o tema”, finaliza Aline.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI